segunda-feira, 19 de março de 2018

Jatene torra R$ 350 milhões em propaganda. Dinheiro daria para pagar todas as despesas da Santa Casa durante um ano e ainda sobrariam milhões. Só em 2017 propaganda consumiu quase o dobro do Fundo de Investimento em Segurança Pública (FISP) e quatro vezes o FDE. Aumento da propaganda de Jatene foi de 73,20% no ano passado, em relação a 2011.




Quase R$ 350 milhões foram gastos em propaganda pelo Governo Jatene, entre 2011 e 2017. A montanha de dinheiro equivale a um ano inteiro das despesas de alguns dos maiores hospitais públicos estaduais, que atendem milhares de cidadãos, muitas vezes em condições precaríssimas. 

Segundo o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), de dezembro do ano passado, que se encontra no site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), os gastos totais da Santa Casa de Misericórdia do Pará, em 2017, ficaram em R$ 293,137 milhões. 

No mesmo período, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana gastou R$ 187,511 milhões; o Hospital Ophir Loyola, R$ 187,839 milhões. 

A conta inclui tudo: desde os salários de médicos, enfermeiros e demais funcionários, aos fios de sutura usados em cirurgias e aos copos descartáveis do cafezinho. 

A montanha de dinheiro também supera tudo o que foi gasto, em 2017, pela Universidade do Estado do Pará/UEPA (R$ 284,643 milhões); pela Companhia de Habitação do Pará/COHAB (R$ 88,058 milhões) e pela Fundação de Atendimento Sócio Educativa do Pará/FASEPA (98,405 milhões), que atende adolescentes em conflito com a Lei. 

Os números são dos balanços gerais do estado (BGEs), os documentos oficiais que registram todas as receitas e despesas do governo; portal estadual da Transparência, demonstrativos financeiros do Banco do Estado do Pará (Banpará) e do RREO do último bimestre do ano passado. Foram atualizados pela Perereca com base no IPCA-E de dezembro, com a ajuda da Calculadora do Cidadão do Banco Central. 

Só o que o Executivo e o Banpará gastaram em propaganda, no ano passado (mais de R$ 57 milhões), supera em quatro vezes tudo o que foi gasto, no mesmo período, pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado/FDE (R$ 12,380 milhões). 

Também representa quase o dobro das despesas, em 2017, do Fundo de Investimento de Segurança Pública/FISP (R$ 29,016 milhões), que é responsável por boa dos investimentos nesse setor. 

Os R$ 57 milhões gastos em propaganda, no ano passado, também superam todas as despesas dos hospitais Abelardo Santos (R$ 4,877 milhões), hospitais regionais de Cametá (R$ 3,156 milhões), Conceição do Araguaia (R$ 14,557 milhões), Salinópolis (R$ 3,660 milhões), Tucuruí (R$ 13,606 milhões) e Laboratório Central/LACEN da Sespa (R$ 9,272 milhões), que somaram, no mesmo período, R$ 49,128 milhões. 

Para este ano, a previsão do Orçamento Geral do Estado (OGE) é de gastos superiores a R$ 40 milhões, apenas do Executivo, sem contar o Banpará. O fato indica a possibilidade de que os oito anos do Governo Jatene acabem custando aos cofres públicos cerca de R$ 400 milhões em propaganda. 


Despesas em propaganda cresceram 73,20% entre 2011 e 2017 


Em 2011, as despesas com a propaganda de Jatene ficaram em R$ 25,611 milhões, em valores da época. Já no ano passado atingiram mais de R$ 44,359 milhões – um aumento de 73,20%. 

Veja os gastos de Jatene em propaganda ano a ano. 

Os valores históricos de 2011 a 2016 são dos balanços gerais do estado e se referem apenas ao Executivo. 

O valor histórico de 2017 é do portal da Transparência e representa o que foi pago às agências que detêm a conta de publicidade do governo. 

Atualização monetária: IPCA-E/dezembro de 2017. 

2011 
Valor histórico: R$ 25.611.330,70 
Valor atualizado: R$ 37.286.627,16 

2012 
Valor histórico: R$ 38.354.322,58 
Valor atualizado: R$ 52.857.771,87 

2013 
Valor histórico: R$ 38.376.850,57 
Valor atualizado: R$ 49.996.482,09 

2014 
Valor histórico: R$ 34.114.167,95 
Valor atualizado: R$ 41.762.506,41 

2015 
Valor histórico: R$ 31.624.633,27 
Valor atualizado: R$ 35.105.999,40 

2016 
Valor histórico: R$ 41.682.634,41 
Valor atualizado: R$ 42.988.413,79 

2017 
Valor histórico: R$ 44.359.839,91 

TOTAL ATUALIZADO DO EXECUTIVO: R$ 304.357.640,63 


GASTOS EM PROPAGANDA DO BANPARÁ 

2012 
Valor da época: R$ 1.422.000,00 
Valor atualizado: R$ 1.959.720,48 

2013 
Valor da época: R$ 3.007.000,00 
Valor atualizado: R$ 3.917.450,74 

2014 
Valor da época: R$ 8.270.000,00 
Valor atualizado: R$ 10.124.119,94 

2015 
Valor da época: R$ 7.076.000,00 
Valor atualizado: R$ 7.854.954,38 

2016 
Valor da época: R$ 6.668.000,00 
Valor atualizado: R$ 6.876.886,44 

2017 
Valor da época: R$ 12.723.000,00 

TOTAL ATUALIZADO DO BANPARÁ: R$ 43.456.131,98 


TOTAL DE GASTOS EM PROPAGANDA DE JATENE (EXECUTIVO E BANPARÁ), EM VALORES ATUALIZADOS): R$ 347.813.772,61


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E confira a documentação desta reportagem.

Gastos em propaganda de Jatene em 2011:


Em 2012: 

Em 2013:


Em 2014:

Em 2015:

Em 2016:


Pagamentos às agências de propaganda em 2017.

Griffo:

Bastos:

DC3:

Galvão:

Fax:

Gama:

C.A Comunicação:


Gastos em propaganda do Banpará em 2012 e 2013:


Em 2014 e 2015:
Em 2016 e 2017:


RREO de dezembro de 2017 (parte dele):





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