quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ufopa



Ufopa será sancionada nesta quinta-feira



É um dia histórico para o Oeste do Pará e a Amazônia como um todo: hoje (05/11), às 17 horas, será sancionado o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A solenidade acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.



“Esta será a primeira universidade federal com sede em um município do interior da Amazônia", comemora o senador Flexa Ribeiro, que foi o relator do projeto no Senado Federal. O tucano destaca a importância da Ufopa para a ampliação da pesquisa na região norte.



"Apenas 75 cursos de pós-graduação, dos 2.850 existentes, estão na Região Norte. Isso precisa ser equilibrado. Apenas cerca de mil doutores atuam na região, enquanto mais de 30 mil atuam no Sudeste. Existem apenas dois cursos de doutorado em Botânica na Região Norte, uma área que é de interesse estratégico para a região. Grande parte das pesquisas sobre a Amazônia é produzida por pesquisadores estrangeiros. A Ufopa é um passo, da longa caminhada que temos pela frente, para mudarmos essa realidade", afirma.



A Ufopa oferecerá oportunidade para ingresso de milhares de jovens no ensino superior, beneficiando diretamente 18 municípios do Oeste do Pará. O investimento, para criação e implantação, é R$124 milhões de reais. Inicialmente, serão mais de duas mil vagas, em 50 cursos. Mas, até o final de 2012, deverá atender cerca de dez mil alunos, em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado.



O edital do concurso para contratação de pessoal será divulgado na semana que vem e as provas para a seleção devem ocorrer no final de janeiro de 2010.




(Fonte: Ascom/Flexa Ribeiro, com alterações do blog)


Nenhum comentário: