quinta-feira, 4 de julho de 2019

A violência policial em Tucuruí e o apelo deste blog ao governador do Pará





Nunca gostei de muita intimidade com os governantes – são eles lá, e eu cá. 

Penso que para os jornalistas a proximidade com o Poder não é uma coisa boa. 

Daí que também nunca fui de ficar fazendo apelos públicos aos governantes. 

Até porque direitos a gente exige, em vez de apenas pedir. 

No entanto, hoje gostaria de fazer um apelo público ao governador Helder Barbalho. 

Quero pedir ao governador que ele esclareça o que foi, afinal, que aconteceu no município de Tucuruí, dois dias atrás. 

Hoje pela manhã, recebi um vídeo que me deixou preocupada. Além, é claro, de muito, muito indignada. 

Não sei se esse vídeo é autêntico e até tenho medo de compartilhar tais coisas, como disse em meu Face, devido à proliferação de Fakes. 

Mesmo assim, compartilhei esse vídeo, porque ele trata de uma violência que não podemos admitir que continue a acontecer no estado do Pará. 

As imagens são chocantes: mostram manifestantes, trabalhadores, de Tucuruí sendo socorridos após uma ação selvagem da Polícia Militar. 

Eles teriam sido vítimas de sprays de pimenta, balas de borracha e tantos outros aparatos, ironicamente pagos pelos contribuintes, para dispersar manifestações de contribuintes...

Não consigo pensar em desculpas para o que aconteceu em Tucuruí, caso esse vídeo seja de fato verdadeiro. 

Não consigo pensar em desculpas, também, para a omissão de qualquer jornalista, formador de opinião, entidades, autoridades, diante do que vemos nesse vídeo. 

E temo que o governador, tão jovem que é, não perceba o perigo de não apurar e punir exemplarmente tamanha barbaridade. 

Por mais que respeite e admire os nossos policiais pelo espírito comunitário que demonstram (não é qualquer um que sai às ruas, todos os dias, para defender, com a própria vida se preciso for, pessoas que nem mesmo conhece), também sei que a ideologia da caserna, que é inculcada na nossa PM, é extremamente nociva para as suas relações com os cidadãos. 

E penso que é preciso agir com rigor para que a nossa PM tenha sempre em mente os limites de sua atuação. Ou seja: o respeito à Lei e à integridade física de qualquer ser humano. 

Anos atrás, tivemos um governador que não percebeu nem a importância de deixar bem claro tais limites; nem os “ruídos” que ocorrem na comunicação com quem teve inculcada essa ideologia da caserna. 

Ao que se diz, Almir Gabriel mandou desobstruir uma estrada “de qualquer jeito”. E o resultado foi o massacre de Eldorado de Carajás. 

Penso, também, que o governador precisa compreender que quem o elegeu não foi a extrema direita: Bolsonaro perdeu as eleições no estado do Pará. 

Quem elegeu Helder foram as esquerdas, e os democratas, e os legalistas, alguns desses últimos até de centro-direita ou de direita, mas que também acabaram na oposição a esse governo patético e fascista que vemos hoje no Brasil. 

Quem votou em Helder, votou na esperança de práticas diferentes do Jatenismo, que empurrou este estado para um abismo de violência, miséria e corrupção, em níveis nunca vistos. 

Então, esse tipo de violência que teria ocorrido em Tucuruí, em nada contribui para que o governador mantenha a sintonia com o seu eleitorado. 

Além disso, é até incompatível com a imagem humanitária que muitos temos de Helder e que ele, por suas atitudes, muitas vezes ressalta - como quando lembrou das quase 570 vidas salvas com a redução da criminalidade. 

Penso, também, que a transparência de um governo envolve não apenas os acertos, mas, principalmente, os erros. 

E que encarar e discutir os erros é fundamental para que a sociedade veja o governante como alguém em quem de fato pode confiar. 

E até para que o governante tenha o apoio necessário para que POSSA governar, contra todas as artimanhas de seus adversários. 

Então, é preciso, sim, falar sobre o que aconteceu em Tucuruí. 

A sociedade tem, sim, o direito de saber. Para debater, propor e cobrar as necessárias providências. 

E se pudesse dar um conselho ao Helder seria o seguinte: Não é por se estar no comando que se pode ou sabe tudo. Muito pelo contrário: quanto mais alto o cargo, mais necessário é ouvir. 

Quero também deixar a minha solidariedade à sofrida população do nosso município de Tucuruí, que não merece todo esse sofrimento que vem passando. 

Que Deus ampare e proteja cada um de vocês. 

Que Ele conceda a vocês a força necessária para que continuem a reivindicar seus direitos. 

E que Ele ilumine cada um de nós, nesta luta por um Pará de paz e de uma vida melhor para cada paraense. 

FUUUIIIIII!!!!!!

---- 

Veja o vídeo sobre a violência policial em Tucuruí: https://www.facebook.com/AnaCeliaPinheiroPererecadaVizinha/

Nenhum comentário: