quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

O "Caso Pix"

 


Esse recuo, no “Caso Pix”,  foi a pior das medidas que poderiam ser tomadas pelo governo.

Isso empoderou ainda mais a rede de fake news bolsonazista e passou a impressão de que essas mentiras eram verdades.

Deixou, também, a impressão de um governo fraco, "emparedável", ou até "derrubável", a qualquer momento.

Houve, claramente, um erro de cálculo político.

Como li em alguns comentários por aí, o Lula poderia ter entrado em rede nacional, usando o seu carisma, o seu cacife, para desmentir isso.

Ou a Receita poderia ter dado o papo reto, mais ou menos assim: "Não estamos atrás de quem ganha 5 ou 6 mil reais. Estamos atrás é da bandidagem do tráfico, da corrupção, das redes de apostas, dos milionários sonegadores, que movimentam milhões através do Pix. A gente não está atrás de peixe miúdo, mas de tubarão".

Tudo isso teria custo político? Claro que teria.

Mas um custo muito menor do que o desse recuo.

Para mim, temos dois grandes problemas que precisamos resolver urgentemente, ou 2026 irá pro beleléu.

O primeiro é que não dispomos de uma estrutura centralizada, com capacidade de unificação do discurso, captação de recursos e agilidade, para combater a rede de fake news desses nazifascistas (https://pererecadavizinha.blogspot.com/2024/05/sem-organizacao-e-proatividade.html ).

O segundo é que o Lula, infelizmente, ainda não percebeu a importância vital, estratégica, da propaganda e das redes sociais nestes nossos tempos.

Tanto assim, que perdemos dois anos com o Paulo Pimenta à frente da Secom.

A questão é que o Lula é um político "das antigamente".

Por isso, deve achar que esse monstro que temos diante de nós poderá ser derrubado apenas com as armas clássicas da política: discursos, acordos, etc e tal.

Quando, na verdade, temos é de aliar esse armamento às modernas técnicas de propaganda política, para uma atuação eficaz nas redes sociais e na sociedade como um todo.

Entendo a dificuldade do Lula: tenho 64 anos, sou mais "jovem" do que ele.

E, mesmo assim, às vezes sou surpreendida pelas ações desses nazifascistas e pelas técnicas, cada vez mais avançadas, de produção de fake news.

Temos diante de nós uma estrutura bilionária, coordenada, estratégica, com enorme capilaridade e focada no uso da psicologia das massas.

E que, muitas vezes, ainda atua em "parceria" com grandes veículos de comunicação.

Então, é crucial que o Lula acorde para a importância da propaganda e das redes sociais.

E não é passando pano para essa incompreensão dele, como estão fazendo alguns, que iremos ajudá-lo nesse sentido.

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