quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Um Natal para repartir a vida!


 

Confesso que me sinto orgulhosa quando ouço cientistas dizerem que foi o isolamento social que evitou que tivéssemos uma tragédia muito maior do que aquela que já temos, com quase 200 mil mortos de covid-19, apenas no Brasil.

Nós, que agarramos à unha esse touro do isolamento e que já fomos xingados de tudo que é coisa, temos sido heroicos nessa luta em favor da vida do nosso povo.

No mês passado, diz o IBGE, cerca de 100 milhões de brasileiros ou ficaram rigorosamente isolados, ou ficaram em casa e só saíram para necessidades básicas (https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29770-pnad-covid19-22-7-das-pessoas-que-realizaram-testes-para-coronavirus-ate-novembro-testaram-positivo).

É enorme o custo emocional desse isolamento.

E confesso que me sinto cansada, exausta, como nunca me senti.

Queria poder me sentar em algum lugar, para tomar um café, conversar com alguém.

Ir a um salão, cortar o cabelo, fazer as unhas.

Pegar um cinema, dar uma volta no shopping.

Experimentar uma roupa, um sapato, tomar um sorvete.

Ou apenas deixar-me ficar horas e horas, apreciando o rio...

Coisas tão simples, mas que fazem uma falta danada...

E fico pensando em como estará você, meu companheiro, minha companheira, nessa batalha.

Sempre gostei de solidão e há pelo menos 10 anos que trabalho em casa.

E se mesmo para mim esse isolamento é difícil, fico imaginando como deve estar sendo para você, que sempre foi bem mais sociável do que eu.

Sei que o seu cansaço é muito maior do que o meu.

Sei que a sua angústia e irritação devem ser até mais difíceis de controlar.

Mas queria que você soubesse que não está só: somos milhões, todos ajudando a conter o avanço dessa doença.

E vamos, sim, superar esse pesadelo.

Vamos sair dessa muito mais fortes, muito mais sábios.

Vamos perceber com clareza aquilo que realmente queremos e o que não queremos para as nossas vidas.

Vamos abrir nossas asas e voar, em busca de sonhos e projetos que abandonamos pelo caminho...

Vamos dar ainda mais valor ao que de fato tem valor: amor, amizade, solidariedade, liberdade, respeito.

Uma bela risada, daquelas de alma. Um afago, um abraço, um beijo.

O simples ato de realmente escutar o que o outro tem a nos dizer.

A busca pela presença, pelo perfume, daqueles a quem amamos, todos os dias, enquanto ainda estão ao nosso alcance.

E, sobretudo, o amor à Vida de todos os seres humanos e de tudo aquilo que vive.

Que Deus lhe abençoe muito neste Natal, meu irmãozinho, minha irmãzinha.

Um Natal em que Ele nos ensina não apenas o significado de repartir o pão, para aplacar a fome, mas de repartir a própria vida.

Que o Senhor lhe proteja e ilumine, nestes tempos tão sombrios.

Que Ele seja a sua força, refúgio e consolo todos os dias da sua vida.

Que o amor, a paz e a esperança de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam hoje e sempre em seu coração.

-------

Para você, para todos nós:

  

Nenhum comentário: