segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Aos companheiros que votaram no Ciro





Quero que você saiba que votei em Ciro Gomes.

E o fiz, em boa parte, devido as suas ponderações sobre a necessidade de termos, neste segundo turno, um candidato com maior capacidade de angariar apoios, não apenas nas eleições, mas nas muitas batalhas que virão após elas, nos próximos anos, contra o fascismo.

Sei que você deve estar com o coração apertado, e eu também estou.

Afinal, vimos em Ciro um candidato com a capacidade de costurar uma ampla frente, da esquerda à direita. E até uma alternativa ao PT, que há tantos anos governa este país.

No entanto, quis Deus, o destino, a História, o eleitorado, que fosse Haddad o escolhido para nos representar.

E o que Haddad representa agora, meu irmão, meu companheiro, é a única esperança de impedirmos essa monstruosidade que pretende se assenhorar do Brasil.

Não há nada mais importante neste momento: nem partidos, nem ideologias, nem antipatias políticas. Só a nossa união conseguirá deter o caos que se avizinha.

Talvez você seja de classe média, de “boa família” e até de pele clara, que nem eu.

E talvez o que o fascismo queira de você, seja o mesmo que quererá de mim: o silêncio.

Mas eu lhe pergunto, meu irmão, meu companheiro: como ficarão as nossas consciências diante do massacre de gays, negros, índios e de mulheres pobres cujo comportamento seja “inadequado” aos olhos do fascismo?

Como conseguiremos calar esse grito em nosso peito por liberdade e solidariedade, e que tantas vezes já nos fez dar a cara em defesa da Democracia?

Como conseguiremos silenciar essas características que fazem parte da própria essência humana?

Você sabe muito bem do que estou a falar. Tanto assim que enxergou o perigo em que este país se encontra e moveu céus e terra para levar o Ciro ao segundo turno.

E você também sabe o quanto precisamos de você nesta trincheira. O quanto precisamos da sua inteligência, da sua garra, da sua capacidade de dialogar e de convencer os outros.

É chegada a hora, meu irmão, meu companheiro, de deixar emergir o herói que existe em você; o herói que existe em cada um de nós.

O herói que é feito de amor ao próximo, de respeito à diversidade humana.

O herói que não se curva diante do arbítrio e que defende a Democracia até o último sopro de vida.

Nossos filhos e netos não merecem menos do que isso de cada um de nós.

Eles, tão cheios de sonhos, alegrias e esperanças, como já fomos um dia, não podem ser abandonados à própria sorte, diante de um regime que pretende destruir-lhes o futuro.

Vamos lutar de casa em casa, de família em família, de rua em rua.

E a ninguém é dado se omitir neste momento, quando o que está em jogo é a vida e a liberdade de milhões.

FUUUIIIII!!!!!

Nenhum comentário: