quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Você sabe o que é “comunismo”? Você sabia que os primeiros cristãos eram “comunistas”?

 

 

De um jeito muito simples, comunismo é todo mundo ser dono das riquezas que todo mundo produz.

Ou seja: você pode ter a sua casa, a sua família, a sua religião, a sua liberdade.

Porque, no comunismo, só o que fica pertencendo a todo mundo são os bancos e as grandes fábricas e fazendas: as empresas onde o trabalho da gente “cria” as mercadorias, as riquezas, o dinheiro, da sociedade.

Num país comunista, não existem milionários, bilionários e nem pobres e miseráveis.

Como todo mundo passa a ser dono desse dinheiro, todo mundo tem o que precisa para viver com dignidade.

Mais ou menos como se o país virasse uma grande cooperativa.

No entanto, nunca existiu nenhum país comunista.

E creio que jamais existirá, porque o ser humano é egoísta demais.

Exemplo disso é o que aconteceu na China e na Rússia, que tentaram virar comunistas e acabaram virando um “capitalismo de Estado”.

O capitalismo é esse sistema em que a gente vive, no qual meia dúzia de bilionários são os donos dos bancos, das grandes fazendas e grandes empresas.

Por isso, eles exploram os trabalhadores, ficam com quase todo o dinheiro e têm um monte de privilégios.

Já o Estado é o conjunto de instituições públicas que administram a sociedade: Judiciário, polícia, forças armadas, Congresso Nacional, e por aí vai.

E no capitalismo de Estado, da China e da Rússia, o Estado ficou com tudo (bancos, fazendas, empresas), mas continuou explorando os trabalhadores, enquanto os governantes se tornavam os novos ricos e privilegiados.

Na verdade, não foram nem os comunistas que tiveram essa ideia de dividir tudo com todo mundo: essa é uma ideia muito, muito antiga.

Mas foram os primeiros cristãos os únicos que conseguiram colocar isso em prática, entre muita gente, porque seguiam o que Jesus ensinou.

Está lá, no Novo Testamento, no livro de Atos dos Apóstolos, Capítulo 2, versículos 44 e 45: “E todos os que criam estavam juntos e tinham todas as coisas em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos os homens, conforme cada homem necessitava”.

O texto acima é da Bíblia King James (BKJ), de 1611.

Mas na Almeida Revista e Atualizada (que talvez seja a Bíblia que você tem aí), o texto diz a mesma coisa, com outras palavras.

E em Atos dos Apóstolos, capítulo 4, versículo 32, diz a BKJ: “E a multidão dos que criam era um só coração, e uma só alma, e ninguém dizia que algo do que possuía fosse seu, mas tinham todas as coisas em comum”.

E nos versículos 34 e 35, do mesmo capítulo, diz o seguinte: “E não havia nenhum necessitado entre eles; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores das coisas que foram vendidas, e os depositavam aos pés dos apóstolos. E distribuía-se a cada homem segundo a sua necessidade”.

Quer dizer: os comunistas, esses “imitões”, acabaram é se inspirando nos primeiros cristãos e nos ensinamentos de Jesus, que sempre criticou a riqueza e pregou a igualdade, a fraternidade, o amor entre as pessoas.

Mas, verdade seja dita, os comunistas acabaram indo mais fundo do que os primeiros cristãos, na tentativa de construir um mundo melhor.

Os comunistas perceberam que o que cria tanta pobreza e desigualdade (e tanto desamor) não é o fato de a gente ter uma casa ou alguns bens.

E que mesmo que a gente venda o que possui, para dividir com os demais, tudo continuará do mesmo jeito.

Porque o xis do problema é que umas poucas pessoas ficaram com todos os “meios de produção” (ou seja, as grandes fábricas, os bancos, as grandes fazendas). E, por causa disso, elas enriquecem à custa do trabalho e da pobreza dos demais.

Assim, os comunistas concluíram que se esses “meios de produção” pertencessem a todo mundo, todos teríamos o suficiente para viver com dignidade, e todos seríamos iguais.

Então, a não ser que você seja um milionário, um bilionário, um banqueiro, ou um dono de grandes fazendas, você não tem por que ter medo do comunismo.

E muito menos ter medo de que o Lula faça o Brasil “virar comunista”, como esses mentirosos dos bolsonaristas espalham por aí.

Afinal, quando foi que o Lula e a Dilma fizeram o Brasil “virar comunista”?

Eles governaram o Brasil durante mais de 12 anos: de 2003 até agosto de 2016, quando veio o golpe que afastou a Dilma da Presidência.

E durante esses mais de 12 anos, os bancos, as grandes fazendas e as grandes empresas continuaram pertencendo aos banqueiros e aos grandes fazendeiros e empresários.

Na verdade, o que o Lula e a Dilma tentaram fazer é muito diferente do comunismo.

É uma coisa chamada social democracia, que é você melhorar a condição de vida de todo mundo, mas sem acabar com o capitalismo.

A social democracia aceita que existam ricaços, donos de quase tudo.

Mas ela também diz aos ricaços: “Peralá!...Vumbora dar cidadania, vumbora melhorar a vida das pessoas, para que não exista ninguém vivendo que nem bicho. Vumbora fazer justiça social, dar oportunidade às pessoas de progredir, prosperar, para que possam dar um futuro melhor aos seus filhos”.

Para isso, os governos da social democracia não deixam que só os ricos tenham direitos: os direitos dos trabalhadores são defendidos com unhas e dentes!

É por isso que os governos do Lula e da Dilma fiscalizavam tanto as fazendas, para impedir esses fazendeiros de escravizar trabalhadores.

É por isso que eles fortaleceram a Justiça do Trabalho, para que as empresas tivessem de assinar carteira, pagar hora extra, férias.

É por isso que botaram dinheiro na Educação, na geração de renda e emprego e na construção de casas populares.

É por isso que eles controlavam os preços da Petrobras, para que a gasolina, o óleo diesel e o gás de cozinha não subissem tanto.

É por isso, também, que os governos do Lula e da Dilma tinham sempre guardadas toneladas de alimentos básicos, que são chamadas de “estoques reguladores”.

Porque quando os ricaços tentavam subir demais os preços do arroz, do feijão e de outros alimentos, o governo vendia os “estoques reguladores” e os ricaços tinham de baixar os preços, já que havia comida mais barata no mercado.

Mas o Bolsonaro acabou até mesmo com os “estoques reguladores”.

E agora os ricaços podem aumentar à vontade o preço da comida, ou até mesmo vender tudo para outros países, enquanto a maioria da população fica sem ter o que comer.

O que a gente vive hoje no Brasil é o paraíso dos milionários e bilionários, que podem fazer o que bem entendem, já que mandam no governo.

Então, não é do Lula ou do “comunismo” que você tem de ter medo.

Você tem de ter medo é que esses abutres e o Bolsonaro continuem no poder.

Porque não é só você e eu que vamos continuar pagando o pato.

Muito mais sofrerão os nossos filhos e netos, que passarão a vida trabalhando quase como escravos, sem casa, Educação, Saúde ou um mínimo de direitos trabalhistas, e ainda morrerão na miséria, quando chegarem à velhice.

FUUUIIII!!!!!

Nenhum comentário: