segunda-feira, 15 de maio de 2006

Especial Segunda III

Pererecando


Melhor para Jader I

O resultado da convenção extraordinária do PMDB, do último sábado, é muito bom para Jader. Sem candidato próprio à Presidência da República, o partido poderá negociar livremente nos Estados. Isso significa que o pragmático Lula poderá ter, tranqüilamente, mais de um palanque no Pará. Daí, talvez, a declaração do deputado Arthur Tourinho, na Assembléia Legislativa, na quarta-feira: “Com certeza, na segunda-feira, já saberemos quem vai ser o candidato ao governo pelo partido”.


Melhor para Jader II

Mas a decisão de Jader, sobre o cargo a que concorrerá no próprio pleito, só deverá ser anunciada no mês de junho. Depois que se firmar, de vez, a não-candidatura presidencial do PMDB. É cada vez mais improvável a composição com o PSDB local, tendo em vista a insistência em oferecer-lhe, apenas, uma vaga à Câmara Federal. Mais que isso, porém, a pá de cal em qualquer possibilidade de acordo deve ser a candidatura de Almir Gabriel.


Melhor para Jader III

Pesará, por certo, na decisão do cacique peemedebista a pressão que vem sofrendo, dentro do PMDB, para que se candidate ao Governo do Estado. Aliás, as queixas dos peemedebistas, que partem de muitos de seus antigos colaboradores, se antes eram, apenas, sussurradas, começam a ser ouvidas em alto e bom som. Para eles, Jader está titubeando mais do que deveria. Mas, fonte do blog garante que a falta de delicadeza do PSDB pode resultar em situação semelhante a de 1990.


A Volta de Palocci

“O PT de Ribeirão Preto, por larga margem de votos, resolveu apresentar a candidatura a deputado federal do mais desmoralizado ministro da fazenda que nosso país já teve. Corrida da Esplanada dos Ministérios por conta de corrupção administrativa e envolvimento com garotas-de-programa (todas elas, seguramente, de melhor qualidade moral que ele), a nefanda figura de Antônio Palocci, está de volta nas paradas de sucesso”. Assim começa o texto, “Palocci, essa nódoa”, que me foi encaminhado por Ruy Nogueira, e que pode ser acessado no endereço www.ruynogueira.blogspot.com.


Cassação de Jatene I

O advogado Inocêncio Mártires encaminha alguns esclarecimentos. O primeiro é que o seu nome de guerra é apenas esse – sem o Coelho, que é usado por outro advogado.

O segundo é quanto à dança das cadeiras que acontecerá, caso o RO-904, que pede a cassação de Jatene e outros réus, seja julgado favoravelmente pelo TSE.

No Senado, informa Inocêncio, sai Flexa Ribeiro e entra Elcione Barbalho. Na Câmara dos Deputados, saem Nilson Pinto, Zenaldo Coutinho e Raimundo Santos e assumem, respectivamente, Suleima Pegado, Haroldo Bezerra e Beto da Fetagri. Na Assembléia Legislativa, sai Zeca Araújo e entra Ítalo Mácola.


Cassação de Jatene II

Até aí tudo bem. O problema é que Inocêncio faz, também, duas afirmações complicadas. A primeira é que o hoje prefeito Duciomar Costa, que também é réu no processo, não será atingido, uma vez que renunciou ao mandato de senador. A segunda é que – e essa é bombástica – se Jatene for cassado quem assume é Maria do Carmo, hoje prefeita de Santarém.

A Perereca não duvida da capacidade de Inocêncio, reconhecidamente um dos advogados mais brilhantes do Pará. Mas a informação que obtive, junto à fonte do Ministério Público Federal, é que quem assumiria o cargo seria o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mário Couto. Que, no entanto, acredita-se, deve declinar do convite, para não se tornar inelegível. Com isso, o caminho estaria aberto para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Milton Nobre.


Cassação de Jatene III

Mas o nó da questão é que o processo atingiria a diplomação de Jatene. Daí não serem válidas as teses, correntes desde há muito, que Maria só assumiria no lugar de Jatene se a cassação acontecesse nos primeiros dois anos do mandato – a partir daí haveria nova eleição. O tucanato, aliás, chegou a comemorar o fim desse prazo. Porque estaria livre de o Governo cair nas mãos do PT.

Dada a insistência de Inocêncio, procurei, novamente, o MP, mas não consegui informação segura. Uma fonte disse, apenas, que não é clara a questão de Maria assumir ou não. “Dada à natureza do processo, as repercussões e o tempo que se passou, talvez o TSE tenha de decidir também sobre isso” – disse, apenas. Daí que a dúvida só poderá ser dirimida pela Perereca ao longo desta semana, através de postagem extra.


Cassação de Jatene IV

Para quem começou a acompanhar o caso agora: o RO (Recurso Ordinário) 904 pede a cassação de Jatene, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2002. Seu relator é o ministro José Delgado, respeitadíssimo no meio jurídico.

O processo agrega várias irregularidades na campanha tucana – uso de aviões e servidores públicos, propaganda com dinheiro público, coincidência das agendas, no interior, do então governador Almir Gabriel e do então candidato Simão Jatene. Já tem parecer favorável (pela cassação) da Procuradoria Geral Eleitoral. A expectativa é que seja julgado, pelo TSE, entre os dias 23 e 25 deste mês.


Lula na frente

Pesquisa aponta que, no Pará, Lula está bem à frente de seus possíveis concorrentes. No caso de Alckmin, a diferença pró-Lula é de 30 pontos. Até SPA Garotinho bate o picolé de chuchu.

Mãe Fatinha

De Mãe Fatinha do Abaetezinho, a vidente número 1 do Vale do Amanhecer: “O desprendido Jatene tem tantas chances de chegar a ser ministro do Planejamento, quanto o picolé de chuchu de assumir a Presidência da República”.

Café com tapioca

Ademir e Jader ficaram de sentar, ontem, para um café e uma tapioquinha. E jogar conversa fora.


PT e PSB

Kennedy Alencar diz, na Folha de São Paulo, que Ciro Gomes, do PSB, está muito bem cotado para assumir a vice de Lula.


Centro de Convenções

Os R$ 74,8 milhões que o Governo do Estado vai gastar no Centro de Convenções da Amazônia representam quase duas Mega-Senas, como a acumulada nesta semana.

Desenvolvimento

Deputado Mário Cardoso, pré-candidato do PT ao Governo do Estado, está com a agenda lotada. No último final de semana, participou de debates, com militantes do partido, em Marabá; reuniu com prefeitos da Região e foi uma das estrelas de seminário sobre desenvolvimento regional, em Nova Ipixuna. E ainda teve fôlego para participar do Congresso da CUT, em Benevides.

Aviso aos Navegantes

O coleguinha que insiste em me mandar e-mails engraçadinhos deve pensar melhor. Se duvidar, abro a minha caixinha de recordações – aliás, pergunta ao teu chefe se ele quer isso... Não vou a blog algum, para colocar em dúvida a honra alheia. Não falo mal das matérias requentadas, essas sim, francamente tendenciosas, publicadas por aí. Por que é, então, que esse coleguinha, de notória “isenção$”, acha que pode fazer isso aqui? Melhor a “donzela” retornar ao Bataclan. Pra cima de mim, maninho, nem a Maria Machadão!

Nenhum comentário: