segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

municipais 1

A maior eleição dos últimos tempos



Em 5 de outubro deste ano, o Pará viverá as maiores eleições municipais das últimas décadas, com números impressionantes.


Só o eleitorado, nas projeções do IBGE, será superior a 4,2 milhões de cidadãos, num incremento de 50% em relação a 1996.


Crescerá, também, o número de candidatos, a superar 14 mil, para as 1.500 vagas em disputa, a prefeito e a vereador.


Mais: é consenso entre os políticos e publicitários ouvidos pela Perereca que as campanhas eleitorais movimentarão, pelo menos R$ 100 milhões, nos 143 municípios paraenses.


Ou, mais provavelmente - como garante, na ponta do lápis, um tarimbado marqueteiro – cerca de meio bilhão de reais – o equivalente a cinco vezes o que foi consumido no Hangar – Centro de Convenções.


As próximas eleições serão, também, uma briga de foice, especialmente em 20 municípios, que concentram mais da metade do eleitorado paraense.


Deles, a maior fatia pertence a Belém, com 22,3% do universo apto a votar.


Mas, se a capital, pelo peso que detém, promete ser a disputa mais visível, há outros municípios tão ou mais complicados, em termos de alianças partidárias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ana,
Segundo pesquisas encomendadas pelo Mario Cardoso de consumo interno, o Dudu etaria com 36% e o Ed com 33%. Mário aparece em quarto lugar a trás de valeria e de Zeca Pirão. Jatene está na lanterna esperando seu parceiro Almir...rsrsrs.
Fábio Paixão

Anônimo disse...

Égua, seu Fábio Paixão, não sabes nem contar, ou melhor, contas uma boa mentira. Se o Mário está em quarto, como dizes, o que duvido muito, mas apresenta-o em quinto, de acordo com a ordem que indicas: Dudu, Ed, Valéria e Zeca.
Outra coisa: o Dudu na liderança? Então essa pesquisa é fajuta. Ou foi feita para agradar ao Mário Cardoso, o que dá no mesmo.

Antonio Fernando