segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Uma guerra longe do fim



Do ponto de vista estratégico, o maior problema da eleição de Milei, à Presidência da Argentina, é a possível construção de um palanque privilegiado para o nazifascismo internacional.

E isso às vésperas das eleições norte-americanas, com um Biden e os democratas bastante fragilizados, e a possibilidade da eleição de Trump.

Óbvio que esse palanque também terá repercussões no Brasil.

E não apenas por injetar ânimo nas fileiras bolsonazistas.

Mas, também, porque dele partirão todo tipo de fake news, provocações, teorias conspiratórias e terrorismo verbal apocalíptico.

Os governos do Brasil e dos EUA terão de encontrar maneiras, pelas vias diplomáticas e econômicas, de reduzir o alcance desse palanque.

E nós também, democratas brasileiros, argentinos e norte-americanos, em nossas redes sociais.

Confrontação não resolve, porque esses nazifascistas se alimentam justamente disso.

Mas ignorá-los também não é alternativa, já que as teorias conspiratórias e outras fakes mirabolantes têm grande adesão entre as massas, como temos visto.

Além disso, nas massas ressoa fortemente a crença de que “quem cala, consente”.

Já sabemos que Milei é um sujeito muito perturbado, que até acredita, ou diz acreditar, receber orientações do fantasma de um cachorro...

Mas ainda desconhecemos a gradação real, concreta, da sua perturbação mental.

Ou, como perguntaria uma finada amiga: ele rasga dinheiro e come cocô?

Se não (o que é mais provável), haverá margem de manobra, pelas vias diplomáticas e econômicas.

Mas que terá de ser utilizada com extremo cuidado, para evitar eventuais armações.

Até porque a mentira e o escândalo são as matérias-primas de lideranças como ele.

Vale lembrar que perturbação e burrice são coisas distintas.

Todas essas pessoas, líderes e seguidores fanáticos, são muito perturbadas, mas de burras não têm nada.

Tanto assim, que conseguiram chegar ao poder em duas das maiores democracias do mundo, impondo a nós, os “inteligentes”, improváveis derrotas.

Então, não podemos cometer aquele que é, talvez, o maior erro de uma guerra: menosprezar o inimigo, crentes de que muitas das palhaçadas desses líderes não são metódicas.

Precisamos combatê-los, mas sem nos tornarmos incompreensíveis e sem saturar as redes com a presença dos Três Patetas do Apocalipse: os bozos brasileiro, argentino e americano...

Uma espécie de sapateado de catita entre os algoritmos e a dificuldade das massas em compreender as nossas críticas a tais criaturas, caso não estejam nominadas.

Infelizmente, essa é uma guerra bem distante de acabar.

E para nós não existe alternativa: é vencer ou vencer.

Estamos diante da reunião de forças mais destrutiva da História: neonazistas, obscurantistas anticiência e fundamentalistas religiosos.

Milhões de pessoas que entram em êxtase, ao clamarem pela destruição do mundo e pelo sofrimento eterno da maioria dos seres humanos.

É assustador vê-las gritando e chorando de prazer, só de imaginarem tanta dor para os outros.

É gente que vê demônios em todo canto, mas não percebe os demônios que carrega no próprio peito.

Se essas pessoas pudessem, apedrejariam gays e feministas pelas ruas, apenas pelo prazer de humilhar, ferir e matar.

Não há nelas nenhum propósito construtivo: há apenas ânsia de destruição de tudo o que é diferente ou contrário às suas crenças. Ou seja, de tudo o que é livre.

Não há nelas nem resquício do amor de Cristo ou desejo de “salvar pecadores”: há apenas ódio, inveja e a ânsia de reduzir o mundo inteiro à amargura de suas vidas.

É o prazer sexual que está no centro desse fenômeno.

Esses homens e mulheres foram tão reprimidos, que tiveram de desviar o prazer sexual para essa projeção mental de dor e sofrimento alheio – sintomaticamente, pelo fogo.

Os templos dessas seitas fundamentalistas, capturadas pelo neonazismo, tornaram-se centros de taras coletivas, orgias mentais.

São locais não apenas para apostar em uma espécie de “loteria santa”, mas, sobretudo, para aliviar a energia sexual represada.

E quando pensamos nas tecnologias de comunicação que essas seitas estão a manejar, aí é que nos damos conta do perigo que representam.

Porque a questão não é de nível educacional ou de situação econômica, o que seria bem menos difícil de resolver.

O xis do problema está nas profundezas mentais do macaco humano; na sua bipartição entre os instintos animais e as amarras culturais, que o tornou o que é.

É isso que essas seitas vêm manipulando.

E é este um dos motivos pelos quais perseguem os cultos afrobrasileiros, enquanto incorporam seus ritos: para se tornarem os únicos locais onde essas pessoas possam extravasar o desejo sexual, com seus gritos, choros, danças, magias e “incorporações”. 

Como combateremos isso não sei.

Mas às vezes penso que, mais do que política, o que este nosso “admirável mundo novo” precisa é de um grande divã psicanalítico.

Que o digam os três patetas e os seus fanáticos seguidores.

FUUUIIIII!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário