quarta-feira, 3 de outubro de 2018

MDB descobre “comitê clandestino” de Márcio Miranda. Filmagens mostram policiais e funcionários públicos usados na segurança do local e no transporte de malas, mochilas e sacolas abarrotadas. Suspeita é de material ilícito de campanha ou até de dinheiro de caixa 2. Partido ingressa com ação eleitoral contra Márcio Miranda e pede apreensão de materiais. AIJE pode dar cassação do tucano.

Um homem deixa a casa e coloca no carro a mala abarrotada
A chegada de Izabela Jatene, seguida por um segurança que carrega uma mochila cheia
O entra e sai de gente na casa, carregando mochilas cheias





Por fora parece uma casa como tantas outras de Belém, apesar do forte aparato de segurança: grades, cerca elétrica. No entanto, basta observá-la por algumas horas, para perceber que algo de muito estranho acontece ali. Há um entra e sai de homens aparentemente armados e com coletes à prova de bala, que mais parecem policiais. Há tucanos de alta plumagem carregando mochilas, malas e sacolas abarrotadas. Entre os tucanos que visitam a casa estão Izabela Jatene, filha do governador Simão Jatene; o presidente da Assembleia Legislativa (Alepa) e candidato ao Governo do Estado, deputado Márcio Miranda; o candidato a vice, José Megale, ex-chefe da Casa Civil do Governo; o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Haroldo Bezerra. E as perguntas que não querem calar são: o que, afinal, funciona naquela casa? E quais os conteúdos dessas mochilas, malas e sacolas?

Durante 16 dias, entre 12 e 28 de setembro, o partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) conseguiu gravar, dia e noite, a intensa movimentação naquele imóvel, com a ajuda de duas câmeras (uma fixada no alto de um prédio próximo; outra operada a partir de um carro estacionado em frente), resultando em 368 horas de filmagens. Com base nesse material, ingressou, ontem (02), com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), contra o governador Simão Jatene e a filha dele; e o candidato Márcio Miranda e o vice dele. A acusação é de arrecadação e gasto ilícito, além de abuso de poder econômico, o que pode levar à cassação de Miranda, caso ele seja eleito.

Além de homens armados entrando e saindo da casa e de viaturas da PM que fazem a segurança permanente de todo o perímetro, o partido também flagrou o uso de carros de locadoras que mantêm contratos com Governo do Estado, pelas pessoas que param ali. No entanto, o que mais intriga é mesmo o possível conteúdo dessas malas, mochilas e sacolas e o fato de não haver qualquer menção a esse imóvel, nas prestações de contas de Márcio Miranda. Sem placa de identificação, a casa mais parece, de fato, um comitê eleitoral clandestino, ou um “bunker”, como classificou o MDB.

No último dia 2, a Perereca da Vizinha teve acesso, com exclusividade, a essas gravações e você pode ver alguns vídeos, ao final desta reportagem, através de links do YouTube. O blog também obteve cópia da AIJE, cuja íntegra também reproduz. A casa em questão fica na Dom Romualdo Coelho, 962, entre Bernal do Couto e Diogo Moia. Segundo o MDB, ela pertente a um militar da ativa, o major Edson Bailão Ribeiro, que foi assessor de Segurança da Casa Militar do Governo, até 10 de agosto deste ano, quando foi exonerado, e atualmente está de licença até 28 de outubro. O partido também diz que outro militar, o 3 sargento Edinilson Santos de Oliveira, é quem abre a casa pela manhã, fechando-a, às vezes, já de madrugada. 


Sacolas recheadas. Mas de quê? 

Segundo a AIJE, tudo começou quando um vizinho relatou a forte “movimentação eleitoral” naquele imóvel, a partir do início do mês passado (setembro). Primeiro, a casa recebeu três câmeras de vigilância e cerca elétrica, além de seguranças armados e usando coletes à prova de balas. Também foram colocadas viaturas da PM, permanentemente, no início e no fim do quarteirão. Com a instalação das câmeras do MDB, diz o partido, foi possível constatar uma movimentação “intensa e absolutamente suspeita, envolvendo importantes atores do alto comando do Governo Estadual e Municipal, e até prefeitos de outros municípios do Estado do Pará, entrando e saindo do imóvel portando malas pretas; mochilas pretas; material eleitoral gráfico; bandeiras; materiais de propaganda diversos, tudo havido de forma sorrateira e contando com forte aparato de segurança armada”.

Entre os visitantes, as imagens permitem identificar, até agora, além de Márcio Miranda e seu vice, José Megale, a filha do governador, Izabela, e o marido dela, Ricardo Souza; Haroldo Bezerra, presidente da CPH; Telma Guerreiro, que trabalha no Cerimonial do Governo; Karim Zaidan, diretor de Normatização e Fiscalização da Arcon, a agência estadual de regulação e controle de serviços públicos; Daniele Salim Khayat, diretora do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) do Governo; e o tenente-coronel Fabrício Silva Bassalo, chefe da segurança pessoal de Jatene. Há, ainda, pelo menos uma filmagem em que aparece o secretário estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Heitor Pinheiro.

O 3 sargento Edinilson Santos de Oliveira é visto entrando na casa com uma mala de viagem abarrotada. Outras pessoas também são vistas entrando e saindo com malas, mochilas e sacolas cheias. Há gente saindo da casa com materiais, aparentemente, de propaganda eleitoral, como é o caso de bandeiras amarelas. E há gente que entra na casa sem nada e sai carregando uma sacola abarrotada. Já a filha do governador é vista entrando na casa com sacolas grandes, e um de seus seguranças carrega uma mochila cheia.

Segundo uma fonte ouvida pelo blog, a quem foram mostradas as filmagens, Márcio Miranda não tem qualquer comitê de campanha registrado na Justiça Eleitoral. Pelas imagens, observa, dá para ver que vários policiais militares à paisana estão envolvidos na segurança do imóvel e no entra e sai do local: alguns deles até usam coturnos; em outros, o volume embaixo da camisa denuncia o colete balístico; e há, ainda, imagens mostrando um volume semelhante a uma arma de fogo, na altura da cintura e por baixo da camisa desses homens. Além disso, já foi possível identificar o PM dono do imóvel (que também aparece entrando no local); o PM que tem as chaves da casa, para abri-la e fechá-la, e o chefe da segurança pessoal do governador.

A fonte lembra que em apenas uma mala em poder do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, a polícia encontrou cerca de meio milhão de reais. E considera bastante suspeito o entra e sai dessas malas, sacolas e mochilas abarrotadas, até pelo esquema de segurança que atinge todo o quarteirão. “Dá para ver que alguns veículos e motoristas que param ali usam até uma espécie de passe-livre, para entrar na casa: algumas vezes é um quadrado amarelo grudado no vidro do carro; outras, uma bandeirinha amarela”, comenta. Pelas placas dos carros usados no entra e sai, a fonte também identificou vários veículos pertencentes a empresas que têm contratos de locação com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Belém, que é comandada pelo tucano Zenaldo Coutinho. 

Comitê "clandestino". Dinheiro de caixa 2? 

“Como se confirma do que contém esse breve Relato das ocorrências havidas entre o dia 12 de Setembro de 2018 e 17.09.2018, já se percebe sem muito esforço que havia de fato um Bunker instalado no centro da cidade, local que abastece a campanha de material clandestino e não contabilizado, além de intenso movimento de entrada e saída de malas e mochilas pretas, que autorizam a concluir se tratar de material oculto a ser utilizado na campanha eleitoral” – diz a ação. E acrescenta: “Em verdade, pela movimentação feita de modo sorrateiro e nebuloso se pode intuir a existência de Comitê Clandestino que serve de abrigo para possível material ilícito, os quais podem ser referente a propaganda eleitoral licita e não contabilizada; ilícita; ofensiva; e até mesmo pelas imagens se pode concluir pela existência de armazenamento de dinheiro proveniente de caixa 2”. 

Ainda de acordo com o documento, as câmeras chegaram o flagrar o pagamento, em dinheiro e no meio da rua, de material de campanha: “As imagens revelam não só a movimentação de pagamento, com a conferência das notas, mas, também, a precaução do pagador em registrar em foto a placa do veículo do destinatário do pagamento”. A ação salienta a falta de “explicação razoável” para o aparato de segurança naquele local, “para proteger comitê que abriga apenas material lícito de propaganda eleitoral”. O documento diz, ainda, que a maioria dos veículos que transportam pessoas que entram e saem do “bunker” pertence, principalmente, à Turim Veículos Ltda EPP, que aparece na prestação de contas da campanha de Miranda e que também possui um “gordo contrato” com o Governo Estadual. E mais: entre os 22 veículos relacionados nas prestações de contas de Miranda, diz o documento, não constam os carros flagrados indo e voltando daquela casa. 

Entre os gastos não contabilizados pela campanha de Márcio Miranda, e que as imagens comprovariam, está, por exemplo, o aluguel daquele imóvel (a locação na área gira em torno de R$ 3 mil); o aluguel de 15 veículos de locadoras, que não aparecem na prestação de contas, mas são usados na campanha de Miranda, como mostram as imagens; gastos com segurança, com o pagamento de homens armados, câmeras Dome e cerca elétrica; despesas com materiais de propaganda armazenados no imóvel. Na AIJE, é pedida a busca e apreensão de qualquer material ilícito existente naquele local, bem como de dinheiro em espécie, porventura encontrado. 


Izabela Jatene chegou a ser presa pela PF 

A fonte do blog também considera bastante suspeitas as idas da filha do governador àquela casa. Ela lembra que, em outubro de 1998, pouco antes das eleições daquele ano, Izabela acabou até sendo presa pela Polícia Federal: ela foi flagrada com 20 mil cestas básicas que, de acordo com o noticiário da época, seriam distribuídas pela União pelo Pará. O candidato da coligação era o então governador, Almir Gabriel, e quem coordenava a campanha dele era o atual governador, Simão Jatene.

Leia a AIJE ajuizada pelo MDB: ela está repleta de fotos dos ilustres visitantes da casa e do entra e sai de malas, mochilas e sacolas. 




Abaixo, os links para os vídeos postados no YouTube: 
Aqui, homens (e pelo menos  um seria policial) chegam à casa. Um deles sai de lá com um pedaço de papel. Aí, pega uma mochila preta abarrotada e troca de carro (ele chegou em um veículo branco e sai em um veículo escuro). Aparentemente, é seguido pelo carro em que chegou, agora dirigido por outro motorista. Veja: https://youtu.be/PP1qZYek144 

Veja os demais vídeos, que registram a chegada de “notáveis” ao imóvel e a entrada e saída de bagagens recheadas. 

Um homem entra na casa com uma mala de viagem: https://www.youtube.com/watch?v=9OvR6MkBIVE 

Outro homem entra com uma mochila: https://www.youtube.com/watch?v=-KyECQ_5Q6s 

Mais um homem entra com uma mochila:https://www.youtube.com/watch?v=xPSOBnqRnhk 

Um rapaz entra e sai com uma mochila nas costas. Ele está em companhia de uma jovem: https://www.youtube.com/watch?v=pEVdgiF30DE 

A chegada de Izabela Jatene, filha do governador, acompanhada de um homem que carrega uma mochila: https://www.youtube.com/watch?v=hRlt5zEkafI 

A chegada, entre outras pessoas, do secretário Heitor Pinheiro e de Megale, carregando uma mochila: https://www.youtube.com/watch?v=Ok84yC6vgPc 

O blog tenta contato com a Assessoria de Márcio Miranda.

Nenhum comentário: