Ban

quinta-feira, 3 de março de 2016

Promete e cumpre: IPHAN coloca no ar projeto de reforma do Ver o Peso. Veja o projeto e meta a sua colher!





O projeto de reforma do mercado do Ver o Peso já está no blog Casa do Patrimônio (https://casadopatrimoniopa.wordpress.com/2016/03/03/iphan-abre-consulta-publica-sobre-a-reforma-do-ver-o-peso/), para que toda a população possa conhecer. Ele foi colocado na internet pelo IPHAN, com o apoio do Ministério Público Federal, já que a Prefeitura de Belém não se dispôs a fazê-lo. Ficará no ar até 31 de março. Depois, IPHAN e MPF realizarão audiência pública, em Belém, para receber sugestões da sociedade.

Leia o texto do blog Casa do Patrimônio e participe, você também, da reforma do Ver o Peso, o maior cartão postal de Belém:


Iphan abre consulta pública sobre a reforma do Ver-o-Peso 

Atendendo a demanda da sociedade e seguindo os princípios da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em comum acordo com o Ministério Público Federal – Pará (MPF-PA), disponibiliza para consulta pública a proposta de intervenção para a Feira do Ver-o-Peso, integrante do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico tombado pelo Iphan em 2012 (Portaria MinC nº 54-2012), na cidade de Belém (PA), na versão Projeto Básico, pelo período de trinta dias (2 a 31 de março), durante o qual poderão ser encaminhadas críticas e contribuições pelo e-mail iphan-pa@iphan.gov.br, assim como enviadas ou entregues na Superintendência do Iphan no Pará.

Poderão ser encaminhados documentos escritos, gravações de áudio e de vídeos, em respeito à diversidade de experiências e possibilidades de interlocução.

Decorrido esse prazo, e nos termos acordados com o MPF-PA, será realizada Audiência Pública na cidade de Belém (ainda com data e local a definir), com apresentação do projeto e recebimento de contribuições da sociedade civil.

O resultado será encaminhado ao Iphan para que seja considerado na análise técnica do projeto, para fins de ajuste e desenvolvimento do projeto executivo.

O projeto vem sendo acompanhado pela Superintendência do Iphan no Pará, com a finalidade de melhorar as condições de trabalho, de atendimento e de manipulação de alimentos, atentando-se tanto à questão da sustentabilidade quanto às exigências das agências reguladoras, porém procurando observar as práticas tradicionais. 

É fundamental registrar que durante o processo de elaboração do projeto para o Ver-o-Peso, o Instituto está trabalhando em constante consulta e diálogo com os feirantes e público prioritário.

O projeto ora apresentado e contratado pela Prefeitura de Belém, no âmbito do PAC das Cidades Históricas, refere-se apenas à Feira do Ver-o-Peso. Os demais projetos para a Feira do Açaí, Solar da Beira e Pedra do Peixe estão sendo contratados pela Prefeitura de Belém e poderão ser submetidos aos mesmos procedimentos posteriormente.

Além destes, estão sendo demandados à prefeitura projetos para o estacionamento e para as instalações provisórias para mobilização e remanejamentos necessários durante a obra.

Esclarecemos que o projeto disponibilizado pelo escritório de arquitetura contratado pela prefeitura vem passando por ajustes, em consonância com as consultas públicas e com as indicações já emitidas pelo Iphan nas etapas de análise dos produtos.

Por fim, o Iphan reitera seu compromisso na defesa do patrimônio cultural, da cultura e das artes brasileira e dos interesses da coletividade, assegurando que todas as etapas de desenvolvimento e análise do projeto sejam cumpridas”. 

Consulte os documentos do Projeto Básico no blog Rede Casa do Patrimônio:https://casadopatrimoniopa.wordpress.com/2016/03/03/iphan-abre-consulta-publica-sobre-a-reforma-do-ver-o-peso/ 

Ou veja aqui, nos links surrupiados de lá pela Perereca:






Contatos do IPHAN no Pará: 

Fone: (91) 3224-0699
Endereço: Av. Governador José Malcher, 563 – Nazaré, CEP: 66040-282 – Belém/PA

Nenhum comentário: