Ban

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Arquivo Público do Estado do Pará fecha para reforma do prédio


O prédio do Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) ficará fechado à visitação a partir do dia 11 de novembro.

O atendimento para visitas ou pesquisas estará suspenso pelo prazo de 12 meses, tempo previsto para a reforma do prédio.

Localizado no bairro da Campina, em Belém, o prédio que abriga o Arquivo Público do Estado enfrenta problemas estruturais, como constantes quedas de energia e deficiência na redes de esgoto.

Segundo o diretor do Apep, Agenor Sarraf, este tipo de dificuldade afeta diretamente o acervo histórico do local.

O diretor ressalta a importância desta reforma, tendo em vista que a última foi realizada em 1991, ou seja, há mais de duas décadas.

“O Arquivo Público do Estado do Pará é patrimônio tanto predial, como também guarda o maior patrimônio documental da Amazônia. O papel do Estado e da Secult é trabalhar na preservação do Patrimônio Público, atendendo pesquisadores e visitantes comuns”, afirma.

Para proteger os arquivos históricos, um acordo foi firmado entre o Departamento de Documentação da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e o Apep, para preparação de um espaço na Assembleia, no qual será guardado todo o acervo do Apep, que será organizado por técnicos do próprio Arquivo Público.

Durante o tempo de reforma, o acervo do Apep não estará disponível para consulta, mas o expediente interno não será interrompido e os técnicos vão permanecer trabalhando em projetos que resultam em mais material para pesquisa.


 (Fonte: Ascom/Secult)

Nenhum comentário: