quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Audiência Pública da CPI do Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente‏ amanhã, na Alepa.


Acontece nesta quinta-feira (29) a audiência pública sobre o tráfico de pessoas e exploração sexual de crianças e adolescentes, às 9h, no auditório deputado João Batista, da Assembleia Legislativa do Pará.

Na audiência serão denunciados novos casos desses crimes e apresentado relato sobre alguns casos graves já investigados pela CPI do Tráfico de Pessoas.

Estarão presentes representantes de entidades que combatem esses crimes e defendem vítimas, além de autoridades e parlamentares como o presidente da CPI do Tráfico de Pessoas da Câmara Federal, deputado Arnaldo Jordy, e membros da sociedade civil.

A CPI investiga o tráfico de pessoas do Pará, inclusive de adolescentes por falsos treinadores de futebol e travestis, para outros estados.

No Brasil, foram cerca de 1.500 vítimas nos últimos seis anos, com 70% dos casos de exploração sexual.

O desafio é investigar as rotas de atuação das redes criminosas, que passam principalmente pelos estados do Pará, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro.

O destino das vítimas geralmente é a Europa ou países fronteiriços com o Brasil, como o Suriname.

Os principais casos apurados envolvem denúncias de tortura e exploração de operários em empreendimentos de energia; de tráfico internacional de modelos; de adoções ilegais de crianças; de tráfico de travestis e mulheres para exploração sexual; de tráfico de adolescentes envolvendo escolinhas de futebol e de tráfico de órgãos humanos.

A CPI pediu e o FBI investiga quadrilha de adoção ilegal nos Estados Unidos.

O término dos trabalhos da CPI está previsto para o final de 2013. 


SERVIÇO:

Audiência Pública da CPI do Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente

Data: 29/08/13
Local: Auditório Dep. João Batista. ALEPA.
Hora: 9 h


(Fonte: Ascom/deputado Arnaldo Jordy, com modificações do blog)

Nenhum comentário: