Ban

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Ocupe a Rede Globo, hoje, às 18h. E sonegação de impostos pela Globo fica mais enrolada: surgem no caso Havelange e Ricardo Teixeira.




No Análise da Conjuntura:

“Havelange e Ricardo Teixeira irrompem no caso Globo versus Receita 

Por: Paulo Nogueira 

E a história da Globo versus a Receita vai ficando cada vez mais complicada.

Primeiro, foi a informação divulgada pelo blog O Cafezinho, do jornalista Miguel do Rosário.

Uma fonte da Receita Federal passou ao blog documentos que contavam uma história sensacional.

Por eles, a Globo enganou a Receita na compra de direitos para a Copa de 2002. Para não pagar o imposto devido, segundo os documentos, inventou uma operação que não era a real.

Pilhada pela Receita, a Globo teria que pagar 615 milhões de reais – em dinheiro de 2006 – pelo ‘malfeito’, como é moda falar hoje.

O UOL foi checar a história.

Inicialmente, recebeu um ‘eufemismo’ como resposta, contou o repórter do UOL incumbido da investigação.

Depois, como ele insistisse numa pergunta específica – se a Globo fora de fato multada pela Receita –, veio a admissão.

Sim, fomos multados, admitiu a Globo. O UOL publicou, e a Globo postou uma nota que dizia ter quitado o que devia à Receita por conta da Copa de 2002.

Viria, logo depois, pelo mesmo blog um desmentido.

A fonte do Cafezinho na Receita afirmou que a Globo não pagara coisa nenhuma. Um link que vai dar na Receita indica, de fato, que o caso está ‘em trânsito’.

Aberto, portanto, não encerrado.

A fonte desafiou: se pagou, então mostra o darf (o recibo).

Até o momento em que é escrito este texto, a Globo não mostrara o darf. 


Miguel, do Cafezinho, é o Davi contra Golias 

Já seria o suficiente para uma compreensível pancadaria moral na Globo: sonegar é um ato de corrupção passível de prisão em muitos lugares.

E a Globo se esmerou, nos últimos anos, em usar a palavra ‘corrupção’ em seus ataques às duas administrações petistas.

Mas viria ainda mais coisa à cena.

Foi desencavada, por outro blog, o Blog do Paulinho, uma reportagem do Estadão de 2012. Ela relatava o cerco da justiça suíça a João Havelange e Ricardo Teixeira, então influentes na Fifa.

Os dois cartolas, segundo a justiça suíça, recebiam propinas em contas no exterior para favorecer interesses poderosos.

Por exemplo: garantir que a Fifa decidisse vender os direitos de transmissão de uma Copa à emissora A, e não B ou C ou qualquer outra.

Segundo a justiça suíça, citada na reportagem do Estadão, parte do dinheiro ganho em propinas por Havelange e Teixeira adveio exatamente do contrato de transmissão da Copa de 2002.

Disse o Estadão, com base na papelada da justiça suíça: “Havelange recebeu propinas de uma empresa para garantir o contrato para a transmissão do Mundial de 2002 no mercado brasileiro.”

Quem transmitiu a Copa de 2002?

É curioso que, diante de tais fatos, a mídia brasileira não tenha se animado a investigar o caso.

Perguntei hoje a Sérgio Dávila, editor executivo da Folha, se o jornal não iria fazer nada.

Se eu fosse jornalista da Folha, me sentiria envergonhado em saber que quem foi atrás da história do Cafezinho foi o UOL.

“Estamos investigando e, se acharmos que a história se sustenta, vamos dar”, disse Dávila.

Um amigo retrucou quando lhe contei isso: “Quem acredita nisso acredita em tudo.”

Espero que ele esteja errado”.

Tem mais Análise da Conjuntura aqui: http://analisedeconjuntura.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: