sexta-feira, 21 de junho de 2013

Belém em Transe




Os vídeos acima são do Face. E, também no Face, os depoimentos de alguns dos manifestantes que estavam lá (o blog decidiu publicar apenas as iniciais dos nomes): 

LMP: “A dor de cabeça não passa, a dor no ombro não passa, a dor na perna não passa, mas cada minuto com essas dores me faz ficar com mais sangue nos olhos. Estava indo embora quando ouvi os VÁRIOS barulhos das bombas, olhei para trás e vi uma tropa de policiais que mais pareciam cachorros sedentos correndo, corri também, mas minhas passadas não foram suficientes. Fui atropelada por um policial. Cai no chão, tudo ficou branco, a cabeça doía muito. Fiquei com medo de olhar minha mão e ver sangue nela, passei alguns minutos no chão. Olhei para minha mão e ainda bem que minha cabeça não estava quebrada. Quando levantei um policial entregou minha mochila, enquanto eu gritava "FACISTAS! COVARDES! TIRA A FARDA E PROTESTA TAMBÉM! VCS TAMBÉM SÃO EXPLORADOS! VOCÊS ESTÃO DO LADO ERRADO!". Algumas pessoas que estavam perto de mim também gritavam bastante. Minutos depois da confusão, quando tudo se acalmou, percebi que minha câmera não estava comigo. Voltei e perguntei para os policiais (fala cara de pau) se algum deles estava com ela, mas eles disseram que não. Perguntei para alguns amigos que me acudiram na queda, mas também não estava com nenhum deles. Não sei se algum policial ficou com ela, se alguém a pegou na confusão. Não sei o que aconteceu e nem se terei minha câmera de novo, só sei que agora estou aqui, com muita dor e muita raiva e com muita, com muuuita vontade de ir pra rua de novo! FORA PSDB COM SUA POLÍCIA FACISTA QUE MATOU 19 INTEGRANTES DO MST EM ELDOURADO E ATÉ AGORA OS CULPADOS CONTINUAM NA IMPUNIDADE! FORA PSDB E PMDB! FORA TODOS VOCÊS! DOS ATOS, DAS MANIFESTAÇÕES, DAS REUNIÕES! VOCÊS SIM SÃO OS VÂNDALOS AQUI! QUE MATAM, ROUBAM E EXPLORAM NOSSA REGIÃO HÁ DÉCADAS E CONTINUAM IMPUNES! VÂNDALOS SÃO VOCÊS!” 

JCB: “SÉRIO MESMO QUE TÃO QUERENDO DIZER QUE O TUMULTO FOI CULPA DA POLICIA? Quem tava la na frente viu que foram alguns manifestantes que começaram a palhaçada, após 3x SEGUIDAS DE ARREMESSOS DE PEDRAS E BOMBAS EXPLODINDO, ai sim o choque interviu e decidiu fechar a entrada da prefeitura, então não venham por a culpa por seus atos, quem tava la na frente viu tudo”. 

CN: “Hoje fiquei extremamente irritado com a grande maioria dos "manifestantes" que foram no ato. Gente, vocês têm que entender que um protesto tem que ser neutro, não deve ser pacífico, nem violento. Mas o que se deve fazer é oprimir, pressionar para conseguir melhoras. Leia-se que não sou a favor da violência, é claro, só acho que se todo mundo só desfilar na rua (como foi segunda-feira) não vai dar em nada. Outra coisa chata foi quando chegamos na frente da prefeitura. Dos 100% da passeata, apenas 25% (creio) ficaram para o que de fato era importante, pressionar o nosso atual prefeito e mostrar nossa força. Porra! Todos foram embora, tinham medo de qualquer coisa, corriam por motivo nenhum. E sobre a confusão que rolou, quem começou foi a policia, que covardemente usou spray de pimenta em todos, o que nos levou a uma atitude mais agressiva. Reflitam, protestos não são pra ser lindinhos, desfilando pela cidade e abandonando os companheiros na hora mais crucial. Como diz um antigo ditado: "Não há paz sem guerra". 

TS: “Hoje ao ouvi as bombas de "efeito moral" explodirem ao meu redor uma, duas, tres,... Vezes fiquei muito assustado. Porem, entendi que era uma reaçao necessaria a açao dos poucos arruaceiros que tentavam atacar a Prefeitura.Contudo, mais surpreendente foi a compreensao de que ajoelhar-se em meio a essas explosoes e depois postar-se entre os militares e baderneiros resultou na interrupçao do confronto...So o que restou foram os gritos de #semviolencia, #vemprarua e o nosso Hino Nacional! Quando a ficha caiu o MEDO se foi e a EMOÇAO, o ORGULHO, o JUBILO de sentir que estou participando de um MOVIMENTO DE MUDANÇA predominou em meu corpo e alma!#vemprarua” 

CS: “Uma Nova Cabanagem,surge em Belém. Lembremos do dia 20/06/2013.A 2ª Manifestação a favor do Passe livre em Belém nacional #ocuparasruas , com mais de 20 mil estudantes e trabalhadores(as) que ocuparam as ruas de Belém, cansados de vivermos nessa caos Social comandados por Zenaldo,Jatene e Dilma. Diversos tipos de reivindicações e palavras de ordem ecoaram na capital Paraense contando com o apoio dos moradores.Porém infelizmente hoje também vivenciamos um cenários de guerra na região histórica da praça Dom Pedro II em frente a prefeitura. Um pequeno grupo tentou apedrejar o Prefeito Zenaldo-PSDB além do próprio reitor da UFPa Carlos Maneschy, e logo após isso houve uma intensa repressão da Guarda-Municipal a mando da prefeitura a todos. Uma ação totalmente desnecessária, que criou um cenário de tensão e correria onde a guarda-municipal avançou durante, contra vários trabalhadores ambulantes,feirantes e peixeiros do ver-o-peso,trabalhadores que estavam saindo de seus trabalhos além de centenas de estudantes e trabalhadores que estavam lá pacificamente. Não diferenciando quem eram os vândalos é quem eram os extremistas. Por incrível que pareça companheiros,até mesmos a PM e a ROTAM correram com os efeitos,durante a ação repressiva da Guarda-Municipal/Choque a mando do prefeito Zenaldo Coutinho.Tenho orgulho dos verdadeiros lutadores de Belém e de todo Brasil que não tem medo de ter suas organizações partidárias ou não,porém que lutam cotidianamente contra o caos social que vivemos a 500 anos!É para não me surpreender ainda mais, obviamente a TV LIBERAL/GLOBO que foi vaiada durante o manifesto,e chamada de fascista e manipuladora. Nós criminalizou muito em suas devidas materias,deixando claro que a ligação histórica entre a Globo/Liberal das famílias Marinho e Maiorana com a Ditadura e a manipulação dos acontecimentos para criminalizar os movimentos sociais.Porém senhores governantes digo em voz alta e indignada:AMANHÃ SERÁ MAIOR! AMANHÃ SERÁ MAIOR! AMANHÃ SERÁ MAIOR!VAMOS À LUTA!”

FSF: “É muito triste ver um movimento com essa manifestações que mobilizam uma grande população, ter infelizmente desordeiros que sem motivo nenhum causam tumulto, foi linda a manifestação de hoje em Belém, foi só uma pena quando chegamos na prefeitura depois de um tempo começar a aparecer esse grupo que não merce nenhum tipo de respeito, que vão pra esse tipo de coisa só pra fazer arruaça! a minha tristeza foi tão grande quando começou, me perdi dos meus amigos, mas graças a deus encontrei o Antonio depois, mas não vai sair da minha cabeça o momento que eu vi um rapaz atirando uma pedra na multidão, talvez eu tenha agido certo, mas não me controlei comecei a gritar perguntando: PRA QUE ISSO ? POR QUE ? ISSO AQUI É PACÍFICO; e por incrível que parece esse marginal que não devia ter mais que uns 17 anos, vestindo uma camisa de escola pública, me responde : é pq, pq esse cara é um filha puta ( apontando pra prefeitura); fiquei pasma, quer dizer que esse é o motivo pra alguém ferir pessoas que tão pedindo seus direitos... um rapaz desse não só denegri o movimento, como a classe estudantil, eu só queria uma providencia pra esse tipo de pessoa, por que esse tipo de idiotice eu sou totalmente contra, pessoas que muitas vezes nem sabem o motivo da luta, irem lá e estragar !”

DB:”Galera não vamos nos confundir quem tava na hora da confusão viu que quem começou foi a polícia, e alguns começaram a jogar pedra apos os tiros e bombas de efeito moral, foi mais uma reação de defesa q de vandalismo. Não deixemos a mídia nos convencer, nos estávamos lá. Informante da guarda municipal passou informação de q haviam mais de 200 policiais la dentro da prefeitura. A polícia esperava que o movimento invadisse. Estavam presente o batalhão de choque, a cavalaria, helicóptero, ROTAM, PM, guarda municipal etc. Vocês acham mesmo que eles não esperavam os manifestantes. Se prefeito e governador são tão legais pq tanta polícia?!”

RM: “Protestos hoje o que eu vi!!! O meu primeiro olhar foi arrepiante, cheguei no CAN no exato "start" do movimento, deparei-me com um mar de bandeiras todas apartidárias de vários movimentos(grêmios estudantis, ligas de estudantes, associação dos concursados), percorri toda a manifestação e não vi bandeiras partidárias. A caminhada na avenida Nazaré foi tranquila e super produtiva, muitos protestos muitos gritos, o problema foi na dobrada para a Pte. Vargas, grupos de vândalos começaram pouco a pouco juntar pedras do calçamento da Pça. da República, sendo delatados a polícia. Ao chegar no Palácio Antonio Lemos a guarda municipal se viu encurralada e teve de agir utilizando seu aparato. Além de vândalos se intitulando anarquistas, identifiquei moleques com aquela farda costumeira dos meninos do "treme" tentando apedrejar os prédios. Garotos de escolas se confrontaram próximo ao Paes de Carvalho simplesmente pra desordenar tudo. A manifestação precisa de foco, estamos muito fortes, mas temos de saber onde bater. A maioria esmagadora é alheia a todo e qualquer tipo de violência, o protesto em Belém tem tudo pra dar certo. A Polícia ta de parabéns soube trabalhar em conjunto com os manifestantes. É fácil identificar os bagunceiros na próxima manifestação é possível pega-los”.

4 comentários:

Anônimo disse...

A direita conservadora e a imprensa golpista do Estado querem fazer o belenense crer que pauta de reivindicações do movimento MPL se resume somente à questão das tarifas de ônibus, ou seja, que o movimento protesta somente contra questões de ordem federal. Como se os 38 bebês mortos na santa casa de misericórdia ameaçada de privatização, o caos da saúde em Belém e a corrupção no DETRAN para bancar o time do senador Tapiocouto não tivesse nada a ver com os governo tucanos locais. POde?! POr isso, que eu considero como principal pauta de reivindicação: a democratização dos meios de comunicação. DESGLOBALIZE-SE! INFORME-SE NAS REDES SOCIAIS!

Anônimo disse...

Realmente é ridículo o comportamento da mídia burguesa no país. A cobertura que fazem só procura dá ênfase à questões reivindicadas que remetam ao governo federal, para preservar os tucanos. Aqui no Pará, eles selecionam supostas "lideranças" para entrevistar, e só mostram os cartazes mais despolitizados. Os que falam da corrupção do Detran, contra a privatização da saúde e do caos do serviço de saúde em Belém, não pode mostrar, porque compromete os governos tucanos. POde?! POr isso, DESGLOBALIZE-SE! INFORME-SE NAS REDES SOCIAIS!

Anônimo disse...

A direita e a burguesia que representam estão borrando as calças porque o povo acordou. É como dizia Voltaire: " se o povo pensar está tudo perdido". Por isso, num gesto desesperado estão usando o seu instrumento de dominação ( canais abertos de rádio e televisão) para fazer o que fazem de melhor, manipular a informação a favor dos seus interesses, com vistas às eleições do ano que vem. Mas, como diz a música: amanhã vai ser outro dia...

Anônimo disse...

A imprensa burguesa tem mais é que se esconder atrás da polícia e trabalhar descarterizada, como fazem nas grandes capitais, pleos seguintes motivos: 1)porque o povo está cansado de ser manipulado. 2)Porque sempre estiveram do outro lado da trincheira com os partidos burgueses e a favor da dominação burguesa.
3)Por serem instrumentos da dominação burguesa, não podem serrar fileiras ao lado da juventude e dos trabalhadores.