quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Designer do Pará concorre ao grande prêmio de concurso internacional de joias em ouro.


Selma Montenegro, em foto do GQ estúdio



A designer de joias paraense Selma Helena Montenegro Botelho, uma das finalistas da 10ª edição do concurso de joias em ouro AngloGold Ashanti AuDITIONS, estará em Belo Horizonte (MG) na próxima segunda-feira (12), participando da solenidade de premiação, que acontecerá no Palácio das Artes, um dos mais importantes espaços culturais da capital mineira.
 
Profissional do Polo Joalheiro do Pará desde 2002, Selma Montenegro já foi duas vezes finalista de outro importante concurso de design de joias, promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Nesta edição do AngloGold Ashanti AuDITIONS, concurso promovido pela mineradora de ouro AngloGold Ashanti, sediada na África do Sul, Selma concorre com a peça intitulada “Açaí”, inspirada no fruto que é um dos mais conhecidos representes da culinária paraense.

Este ano, 18 designers concorrem ao grande prêmio, em duas categorias: Prêmio AuDITIONS e Prêmio AuDITIONS 10 anos. 

A coleção “Brasilidade”, tema do concurso, compõe o catálogo do evento.

As peças foram fotografadas no corpo de Taís Araújo, a golden girl desta edição do concurso, pelo fotógrafo JR Duran, no belo cenário de Foz do Iguaçu. Almir Pastore, fotógrafo especializado em joias, retratou as peças finalistas.

A peça criada por Selma Montenegro – nascida no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó -, será conhecida durante a festa, que terá entre os participantes Taís Araújo, Mark Cutifani, CEO da AngloGold Ashanti, empresários, joalheiros, jornalistas especializados e políticos.

EXCELÊNCIA - Hélcio Guerra, presidente da AngloGold Ashanti, diz no site do evento que o “concurso evidencia o caminho percorrido pelo ouro para além dos portões das minas, plantas e refinarias. Também revela a criatividade e excelência dos designers brasileiros, permitindo assim, que o país obtenha cada vez mais, reconhecimento e projeção internacional, na área do design de joias”.

O vencedor na categoria Prêmio AuDITIONS receberá R$ 25 mil em barras de ouro, e o escolhido na categoria Prêmio AuDITIONS 10 anos ganhará R$ 30 mil, também em barras de ouro.

A versão brasileira do AuDITIONS é realizada desde 2002. 

As joias finalistas passam a fazer parte do acervo da empresa, e são expostas em diversos locais do Brasil e em outros países. 

As coleções apresentadas evidenciam o ouro em joias que retratam questões relevantes da sociedade, como o consumo responsável, a sustentabilidade, a preservação da cultura e a identidade nacional.

Selma Montenegro integra o Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos, gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). 

O programa beneficia diretamente 45 designers de joias artesanais do Pará.

(Fonte: Ascom/Igama, com informações do Portal Joia BR)

Mais informações: http://blog.saojoseliberto.com.br/2012/07/selma-montenegro-do-para-e-finalista-em_894.html

Nenhum comentário: