segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Circuito Tela Verde levará produção audiovisual ao São José Liberto





O Espaço São José Liberto recebe nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 9h30 às 17h30, a 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Desafios e Propostas Socioambientais, que integra o Circuito Tela Verde, uma iniciativa dos Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente, em parceria com a Associação Nhandeara – Il Potere Artistico Dell’Amazzonia, que desde 2003 promove a cultura regional na Itália. 

Segundo Márcia Vieira, responsável pela Nhandeara, o Circuito Tela Verde, lançado nacionalmente no último dia 23 de outubro, visa divulgar e estimular atividades de educação ambiental, a participação e mobilização social por meio da produção audiovisual independente, além de atender a demanda de espaços de educação por materiais pedagógicos multimídia.

Os vídeos selecionados são curtas, vinhetas e animações, feitos com filmadoras, câmeras de celular, câmeras digitais e outros equipamentos que capturam imagem e som.

Além do São José Liberto, os vídeos serão exibidos no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Centro de Recuperação Feminino (CRF) – parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) - e na Prefeitura de Soure, município do Arquipélago do Marajó.

E será em Soure, informou Márcia Vieira, que em 2013 acontecerá o primeiro curso de Bioarquitetura, com a participação de professores da Universidade de Florença e de arquitetos da Panta Rei-Umbria. Panta Rei é um centro de educação ambiental que desenvolve esta linha de trabalho há mais de 35 anos na Itália, em parceria com as Universidades de Arquitetura de Roma e de Florença.

O objetivo dessas instituições é projetar um centro de educação ambiental na Amazônia.

Em abril de 2011, Márcia trouxe para o São José Liberto a Mostra “Firenze in Amazzonia” – Arte, Paixão e Tradição, que reuniu peças da Escola de Ceramica de Montelupo Fiorentino e trabalhos do fotógrafo italiano Luciano Ristorini.

(Fonte: Ascom IGAMA/São José Liberto)

Nenhum comentário: