Ban

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Direto do túnel do tempo: as pesquisas e os jornais das eleições de 2008, para os leitores da Perereca. Ou, a verdade como ela é...





Pode ser que tenha ou não havido manipulação dos números da pesquisa da Vox Populi, publicada pelo jornal O Liberal, no último domingo, 30 – isso só a Justiça dirá.
  
Mas, uma coisa é certa: o publicitário Orly Bezerra não disse toda a verdade na entrevista que concedeu à Perereca (http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/10/orly-bezerra-nega-manipulacao-de.html).

Ao afirmar que a situação do tucano Zenaldo Coutinho não é idêntica a de Valéria Pires Franco, em 2008, Orly disse o seguinte:

“O máximo que a Valéria chegou foi a 28%, em julho ou agosto, quando o Duciomar estava com 23%. Mas quando o Duciomar começou a crescer, ela foi caindo – tanto que, no final, ele teve 33%, e ela, uns 14%. Eles disputavam na mesma faixa do eleitorado. E aí, quando um subia, o outro, caía. Na última semana da campanha, a Valéria não estava na frente – três semanas antes da eleição, as pesquisas já mostravam a queda da Valéria e a subida do Duciomar. É só você pegar essas pesquisas, que vai ver isso. Então, é uma situação muito diferente da de Zenaldo”.

Pois é. Só que não é exatamente isso o que mostram as pesquisas e os jornais daquela época...

As eleições municipais ocorreram em 5 de outubro de 2008. 

E, no dia 28 de setembro de 2008, o último domingo antes do pleito, o jornal O Liberal publicou em manchete os números da mais recente pesquisa do Ibope. 

Nela, Valéria aparecia, sim, em segundo lugar. Bem atrás de Duciomar, é verdade. Mas, em segundo lugar.

Ao longo daquela campanha foram cinco as pesquisas do Ibope, sob encomenda da TV Liberal.

Em quatro delas, Duciomar e Valéria protagonizaram uma empolgante disputa pela primeira colocação – embora em apenas uma vez, no levantamento realizado entre 8 e 10 de setembro, Valéria tenha conseguido ultrapassar Duciomar, por 25% a 23%.

Só na última dessas pesquisas, realizada entre 23 e 26 de setembro e publicada pelo jornal O Liberal em 28 de setembro, o último domingo antes das eleições, é que Duciomar abriu uma dianteira de 33% a 18%, em relação à Valéria.
  
Enquanto isso, não havia procissão ou macumba que desempacasse José Priante, do PMDB, da terceira colocação...

No entanto, quando as urnas foram abertas, Duciomar foi, de fato, o primeiro, com 35,15% dos votos. 

Mas quem ficou em segundo foi o “eternamente empacado” José Priante, que obteve 19,03% - e foi ao segundo turno com Duciomar.

Mário Cardoso, do PT, outro “empacadão” terminou em terceiro, com 18,11%.

E Valéria... Bem, Valéria acabou em quarto, com apenas 13,34%. 

E muito, muito próxima do quinto colocado, Arnaldo Jordy, que obteve 11,49%, apesar da campanha bem mais humilde.

É tudo oficial, caro leitor.

As pesquisas do Ibope de 2008 estão no blog do jornalista Fernando Rodrigues, neste  link: http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/pesquisas/1turno/belem.jhtm

(thanks, Mestre Chico Barão)

Ou, no quadrinho abaixo (clique em cima para ampliar):


 Os jornais daquela época estão aqui.

A capa do jornal O Liberal de 28 de setembro de 2008:



A página 16 do caderno Atualidades do jornal O Liberal de 28 de setembro de 2008:


A capa do caderno Poder do jornal O Liberal de 6 de outubro de 2008, com os números até então apurados da vontade do eleitor:


O resultado final do primeiro turno da eleição de 2008, extraído do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):


E aqui, novamente no blog do Fernando Rodrigues, a dança das pesquisas nas eleições de 2012, para a Prefeitura de Belém: http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/pesquisas/2012/1turno/prefeito/belem.jhtm

Ou, clique no quadrinho abaixo:

 

6 comentários:

Anônimo disse...

Perereca,

Sou um assíduo leitor do seu blog e, com o intúito de ajudá-la a melhorá-lo, gostaria de indicá-la, para fazer melhores capturas de tela, um add-on para o navegador Mozilla Firefox chamado Abduction!.

Você pode encontrá-lo nesse link:
https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/abduction/?src=api

O que ele faz é capturar toda uma página ou partes dela sem a barra de tarefas do windows ou a janela do seu navegador. Com ele você seleciona toda a página da web ou parte dela e salva como imagem. A maior vantagem é que ele possibilita a captura de uma imagem em formato maior que o quadrado da tela do computador, quando necessário.

Espero ter ajudado. Continue sempre com o bom trabalho. Obrigado!

Anônimo disse...

Cuidado para a montanha não parir um rato.

Anônimo disse...

Em relacao a eleicao para prefeito de belem, entendo que e importante a coexistencia de forcas politicas opostas a frente do executivo. Vejamos. Apesar de ainda nao ter feito nada, o Jatene gosta de fazer obra, fez o hangar, o mangal etc, sendo obras importantes para o turismo da cidade. Por outro lado, o Edmilson, apesar das obras que ele fez, esta mais voltando para a atuacao social, familia saudavel, bolsa escola, ver o sol etc. Portanto, quem sai ganhando com a coexistencia de Jatene no Estado e Edmilson na Prefeitura de Belem, é o povo Belemense que tem suas demandas atendidas em todos os niveis.

Mestre Chico Barão disse...

Princesa não havia necessidade de tal agradecimento, pois mais dia menos dia você acharia o link pela sua competência, eu apenas abreviei seu trabalho!

MCB

Anônimo disse...

Eu acompanho o trabalho do Priante como deputado, e posso dizer que ele já fez muito pela cidade de Belém, enquanto os antigos prefeitos nada fizeram. Ele tem muitos anos de experiência política e está mais do que preparado para ser o nosso prefeito.

Anônimo disse...

É bom lembrar que foi nessa eleição que o Jordy se bandeou para apoiar o Priante no segundo turno. Esse cara vai para quem dá mais, e trai o Jatene rapidamente no segundo turno. Edmilson vai ganhar sem se corromper em acordos espúrios porque está do lado do povo.