Ban

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Polo Joalheiro promove ciclo de palestras sobre a Belle Époque


Com o tema “Viagens pela Belle Époque: Olhares sobre o cotidiano e o urbanismo da Belém no início do século XX ", o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do Espaço São José Liberto, promove um ciclo de palestras na próxima terça-feira (21), das 8 às 18h30, no mezanino da Casa do Artesão, em preparação à nova edição da feira Pará Expojoia – Amazônia Design.
 

A organização é do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) do Igama, com apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 

O evento é gratuito e pretende contribuir para o conhecimento técnico sobre o período da Bella Époque em Belém, como narrativa de ícones que irão inspirar a criação de uma coleção de joias a ser lançada na feira, a única do gênero realizada no norte do Brasil. 

 

A IX Pará Expojoia – Amazônia Design, que acontecerá no início de dezembro, terá a Belle Époque como fonte de inspiração para a coleção exclusiva do evento, criada pelos profissionais vinculados ao Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas e Metais Preciosos do Pará.

 

As palestras são direcionadas a designers e a estudantes dos cursos de Design, Arquitetura, Artes Visuais e Turismo, além de microempresários e demais interessados. 

 

Já estão confirmados os palestrantes Paula Caluff Rodrigues (PA), arquiteta, escritora e membro da Academia Paraense de Letras; Thiago Vianna (PA), historiador e gestor de Patrimônio Histórico e Cultural, e Regina Machado (RJ), arquiteta, designer de joias, mestre em Comunicação dos Sistemas Simbólicos e doutora  em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

 

Workshop - Regina Machado, que também trabalha como pesquisadora de tendências para o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e consultora criativa para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), também ministrará, de 21 a 24 de agosto, um workshop direcionado aos designers, lapidários, ourives e demais profissionais joalheiros vinculados ao Espaço São José Liberto, voltado à criação e confecção das joias para a IX Pará Expojoia.

 

Paula Caluff Rodrigues será responsável pela primeira palestra do ciclo, intitulada “O Museu da Soledade”, marcada para as 10h30. 

 

À tarde, a partir das 14h, Thiago Vianna falará sobre o cotidiano da sociedade paraense no período da Bella Époque, demonstrando o estilo de vida de uma sociedade baseada nos padrões europeus. 

 

Na palestra seguinte, às 15h30, Regina Machado abordará a arquitetura da cidade como narrativa inspiradora de uma coleção de joias. Ao final, haverá um amplo debate sobre o tema.

 

Além da Pará Expojoia – Amazônia Design, em dezembro, o Polo Joalheiro do Pará promove outra grande exposição, em outubro, denominada “Joias de Nazaré”, que este ano abordará o tema “Procissões”.

 

Serviço: Ciclo de palestras “Viagens pela Belle Époque: Olhares sobre o cotidiano e o urbanismo da Belém no início do século XX ",  de 21 a 24 de agosto, das 8 às 18h30, na Casa do Artesão/ Espaço São José Liberto. Promoção: Igama/Seicom/Governo do Estado. 

 

Mais informações no NDTO: (91) 3344-3518. Entrada franca.

 

(Fonte: Luciane Barros/São José Liberto)

Nenhum comentário: