Ban

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Biblioteca Arthur Vianna é opção de estudo e lazer aos sábados



A Biblioteca Pública Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, inaugurou no último sábado (11) a abertura regular no fim de semana, como forma de atender o público que não pode frequentar o espaço em dias normais. O funcionamento é das 8h15 às 14h.

A estudante Rosângela Cecim divide a rotina de um curso técnico em biblioteconomia e uma jornada de trabalho de seis horas, de segunda a sexta-feira, o que dificulta a ida à biblioteca. 

“É melhor estudar aqui, mais confortável. Para quem trabalha e estuda à noite, o sábado é muito bom. Tenho prova segunda-feira, então usei o sábado para estudar”, disse.

Rosângela levou a filha, Vitória Cecim, de 11 anos, para aproveitar a Gibiteca do Centur. A criança conheceu livros de RPG no setor, leitura que já modificou um pouco a rotina da estudante, formada normalmente por livros da escola e navegação na internet. 

“Gostei das aventuras das historias que eles contam nos gibis”, comentou.

Outra jovem estudante que estava desde cedo na biblioteca, no setor Braille, era Taiane Martins, 17 anos, deficiente visual que usou o novo horário para passar obras para linguagem em Braille e arquivos de áudio. 

A jovem cursa o segundo ano do ensino médio na escola Lucy Correa de Araújo e pretende cursar jornalismo na universidade.

Quem também aproveitou o novo horário foi o publicitário e produtor cultural Ramiro Quaresma, que frequenta a biblioteca Arthur Vianna há mais de 20 anos. 

Para ele, o diferencial do dia é poder levar os dois filhos – Miguel, de 6 anos, e Vicente, de 4 – para aproveitar a seção Infantil e apresentá-los ao espaço.

“Esse horário de sábado é ótimo porque pude vir com eles aqui. Durante a semana eles estudam de manhã e à tarde ficam em casa com a babá, enquanto estou no trabalho de manhã e de tarde. Nunca tive antes a oportunidade de trazê-los aqui”, disse Ramiro, que já usava regularmente os serviços, principalmente os setores de Obras do Pará e Obras Raras, para pesquisas acadêmicas.  

Serviço: todos os setores da Biblioteca Pública Arthur Vianna (com exceção da Fonoteca) passam a abrir regularmente sábado, das 8h15 às 14h. 

Mais informações: 3202-4332.

(Fonte: Hélio Granado/FCPTN)

Nenhum comentário: