quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vereadora Milene Lauande apresenta votos de congratulações à Perereca da Vizinha, na Câmara Municipal de Belém, pela série de reportagens “Os especialíssimos assessores do governador Simão Jatene”. E comunica reportagens ao CNJ, Ministério Público e OAB.



A vereadora Milene Lauande solicitou à Câmara Municipal de Belém, ontem, que seja enviado votos de congratulações à jornalista Ana Célia Pinheiro, editora do blog "Perereca da Vizinha", pelo excelente trabalho investigativo demonstrado nas reportagens: Os especialíssimos assessores do Governador Simão Jatene – Parte I."Pelo menos dois assessores especiais estão condenados a devolver R$ 2 milhões aos cofres públicos. Lista inclui parentes de pelo menos sete desembargadores, dois senadores, dois conselheiros de tribunais de contas e cinco deputados estaduais - além de assessor de deputado”, veiculada no dia 14 de junho de 2012, e “Tudo como dantes no quartel de Abrantes: farra das assessorias especiais continua, apesar da mudança na legislação. Salários chegam a mais de R$ 5 mil e os cargos contemplam famílias inteiras. Veja a lista completa dos 410 assessores especiais na segunda parte da série “Os especialíssimos assessores do governador Simão Jatene”, veiculada no dia 18 de junho de 2012. 

Milene também solicitou que os assuntos discutidos nas matérias sejam incluídos nos anais da CBM.

As referidas matérias jornalísticas mostram os vínculos de parentesco da Assessoria Especial do governador Simão Jatene com pelo menos sete desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, dois senadores, dois conselheiros de tribunais de contas e cinco deputados estaduais, a até com o  presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará.

As matérias assinadas pela jornalista trazem ainda a posição do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, que, após denúncias da seção local da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, feitas no ano passado, recomendou aos magistrados que têm parentes no governo que se abstenham de julgar processos em que o Estado figure como parte.

"Os fatos narrados pela jornalista, todos comprovados, são de gravidade imensurável, pois estaria aí constituída uma teia de interesses que perpassa todos os poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e os órgãos de fiscalização e controle, como os Tribunais de Contas e o próprio TRE, que presidirá o pleito vindouro. Não tenhamos dúvida de que a isenção destes agentes públicos está comprometida nos processos e julgamentos que envolvam os interesses diretos do governador e de seu partido, como bem assinala o conselheiro relator no brioso CNJ", destaca Milene.

O requerimento foi comunicado em sua íntegra às autoridades e pessoas a seguir: Ana Célia Pinheiro (Jornalista editora do Blog  “A Perereca da Vizinha”); Antonio Eduardo Barleta de Almeida (Procurador Geral de Justiça); Bruno Araújo Soares Valente (Procurador Chefe da República no Estado do Pará); Cipriano Sabino de Oliveira Junior (Presidente do Tribunal de Contas do Estado); Eliana Calmon de Sá (Corregedora Nacional de Justiça); Franssinete Florenzano (Jornalista Editora do blogue “Uruá-tapera”); Jarbas Vasconcelos do Carmo (Presidente da Ordem dos Advogados Brasil – Seccional Pará); José Carlos Araujo (Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios); Luis Carlos Barbosa Cavalcante (Professor Editor do Blog “Diário de um Educador”); Raimunda do Carmo Gomes Noronha (Presidenta do Tribunal de Justiça do Estado); Ricardo Ferreira Nunes (Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará) e Rui Baiano Santana (Coordenador do Movimento de Blogueiros Progressistas do Pará)".

(Fonte: Ascom/vereadora Milene Lauande, com modificações do blog)

......

Comentário do blog:

Agradeço à professora e vereadora Milene Lauande pela atenção e, mais ainda, por levar o caso às instâncias que precisam tomar conhecimento de tudo isso: Conselho Nacional de Justiça, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, por exemplo. Penso que, nesse sentido, não apenas eu, mas a sociedade paraense inteira agradece à vereadora.
Muito obrigada, mesmo.

E daqui a pouco vocês conferem a terceira reportagem da série “Os especialíssimos assessores do governador Simão Jatene”.

11 comentários:

Anônimo disse...

Pô, demorou Pererecona. Parabésn a vocês duas pela coragem.
Gabriela Cravo e Canela

Célio Ramos disse...

Cara Perereca,vc é fabulosa nos seus artgos/verdades,suas denuncias,em um país sério,poriam muitos na cadeia,mas infelizmente, nessas paragens corruptas e infelizes,manda quem pode e não pega nada.
Quer apostar que essa listagem ainda vai aumentar mais?

Anônimo disse...

Bela atitude da vereadora, um exemplo que deveria ser seguido pelos demais políticos, que só pensam em lesar o patrimônio público, trocando favores em troca de emprego de parentes. A minha restrição é apenas ao tribunal da corrupção estadual, que não em moral prá providências nenhuma. O relator das contas do executivo, Luís Cuinha, continua com os irmãos antonio da cunha teixeira e paulo cunha teixeira nomeados nos cargos de vice-diretor e chefe de segurança no presídio de Bragança.

Anônimo disse...

Célio, já passou da hora de tentar - pelo menos - mudar esse quadro de corrupção que assola esse País. Atitudes de conformismo não levam a nada. Saúde!

Anônimo disse...

Gente, vamos divulgar este blog para o máximo possível de pessoas. Estas informações tem fundamento, clareza e podem abrir os olhos para não reeleger estas tristes figuras como Jatene.

Anônimo disse...

Perereca,
Que tal fazer este maravilhoso trabalho de investigação também nas nebulosas relações do prefeito Duciomar com o judiciário? Tenho certeza que vai aparecer muito parente de juiz nas folhas de pagamento do municipio. Aí, aproveita e ve também a parentada de vereadores toda empregada pela prefeitura. E se esticar um pouco mais o braço, voce alcança a privilegiada raça de parentes de politicos (e os proprios, lindamente aposentados) mamando vitaliciamente no TCM, o mais descarado cabide de empregos já criado neste estado.

Franssinete Florenzano disse...

Parabéns, Ana Célia, pelo justo reconhecimento à qualidade do seu trabalho. Abração! :)

Anônimo disse...

Essa rede pérfida de assessores mostra bem os objetivos do governo Jatene.Aproveitadores que não tem competência,apadrinhados por detentores de poder de fiscalização da aplicação de recursos públicos,todos unidos na exploração deste triste estado tão rico em recursos naturais ,tão pobre de lideranças políticas sérias.

Anônimo disse...

Valeu Ans Célia. Adorei o comentário da Francinete, que como vinho, está mais maravilhosa.

Anônimo disse...

A jornalista, completando o seu excelente trabalho em favor da sociedade, deveria publicar, também,as bandalheiras praticadas no hoje Tribunal de Contas dos Municípios que, segundo transpira, são piores que as praticadas pelo seu congênere do Estado, incluisive que os salários e vantagens dos conselheiros são mais nababescos que o do Estado.

Anônimo disse...

Vamos exigir a aplicação da lei de acesso a informação, mesmo sabendo que muita gente vai infartar com tantos bandidos que conseguem transformar canetas em armas que prejudicam milhares de paraenses, do que que as armas de fogo usadas pelo que é produto desses canalhas, e estão amontoados em presídios superlotados.