Ban

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Últimos dias para inscrição no Edital de seleção de monitores do Navegapará

Até a próxima sexta-feira, 13, jovens de todo o Pará podem se inscrever no cadastro de reserva de monitores para os infocentros do Programa Navegapará. 

São ofertadas cerca de 200 vagas e as inscrições devem ser feitas via correio ou no protocolo da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O Edital é uma realização da Secti em parceria com o Programa Telecentros.BR.

Para participar, os interessados devem ter entre 16 e 28 anos, morar na comunidade na qual o infocentro será instalado, ter concluído ou estar cursando o ensino médio, ter conhecimento em informática básica, ter disponibilidade de seis horas diárias, entre outros requisitos.


Os candidatos selecionados receberão bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) no valor de R$ 241,50 e com duração de 12 meses.

Os inscritos serão avaliados nos seguintes critérios: histórico de atividades de trabalho voluntário desenvolvidas na comunidade que reside, tempo de trabalho em Telecentros ou Infocentros, curso básico de informática em software livre e experiência profissional em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido no Telecentro ou Infocentro. No total, os candidatos poderiam obter o máximo de 18 pontos.


Além de atuar no atendimento ao público no espaço do infocentro, o monitor deverá participar do Curso de Formação de Monitores do Telecentros.BR, oferecido pela Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital. 


O curso incentivará o uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para alavancar transformações sociais na comunidade, na qual o monitor está inserido. 

As atividades do monitor-bolsista serão acompanhadas pelos Coordenadores de Bolsas indicados pela Secti, por um Tutor do Curso de Formação de Monitores do Telecentros.BR e pelo Gestor do Infocentro.

O resultado da seleção está sendo divulgado em regime de fluxo contínuo de acordo com a necessidade do Navegapará. 


Após o lançamento do Edital, 17 inscritos já foram selecionados com prioridade para os municípios onde existem infocentros em funcionamento e que estão sem monitores. 

Um deles é Elizeu Barbosa, monitor do infocentro Sindicato dos Metalúrgicos de Barcarena (SIMEB). Ele iniciou suas atividades de monitoria recentemente e acredita ter sido uma “oportunidade de experiência profissional difícil de conseguir quando se tem 18 anos e ainda está cursando o Ensino Médio. Também vou poder ajudar em casa e ter mais conhecimentos em informática e ferramentas da internet”, destaca.

Confira o Edital completo, clicando aqui http://www.secti.pa.gov.br/sites/default/files/editalinfocentrosoutubro.pdf

  
Para mais informações, ligue (91) 4009-2540.


(Fonte: Raphael Freire/Secti)

Nenhum comentário: