segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Seminário em Belém do Dia Internacional Contra a Corrupção será nesta terça-feira, com divulgação da lista dos processos por improbidade administrativa ajuizados pelo MPF no Pará

Levantamento publicado no último dia 1º pela organização não-governamental Transparência Internacional mostra que o Brasil continua sendo visto como um país onde há muita corrupção. De 183 países pesquisados, o Brasil está na 73ª posição no índice de percepção da corrupção. 

Sobre esse tema será realizado um seminário em Belém nesta terça-feira, dia 13, em referência ao Dia Internacional Contra a Corrupção (9/12).

Para o evento também está prevista a publicação de uma relação preliminar de todos os processos por improbidade administrativa ajuizados pelo Ministério Público Federal (MPF) no Pará. O documento está sendo feito pela Rede de Controle da Gestão Pública no Estado a pedido do Observatório Social de Belém.

Além de quantificar o número total de processos, o objetivo do levantamento é relacionar há quanto tempo cada caso aguarda decisão judicial. 

Conforme citado pelo Observatório Social de Belém na solicitação enviada à Rede de Controle, esse tipo de medida está prevista no planejamento estratégico nacional do Ministério Público brasileiro. 

Lançado este ano, o planejamento coloca entre os objetivos prioritários da instituição o combate à improbidade, a defesa do patrimônio público e a intensificação do diálogo do cidadão com o Ministério Público.

Desafios – No seminário serão debatidos os desafios para a aplicação da lei de improbidade administrativa e serão apresentados balanços sobre o que instituições públicas e organizações não-governamentais estão realizando no Pará para combater o desvio de recursos públicos.

O seminário, que será realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, ainda prevê o debate sobre a importância da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial), fórum para promoção do diálogo sobre a transparência pública e estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.

O seminário do Dia Internacional Contra a Corrupção é realizado no Pará pela Rede de Controle da Gestão Pública no Estado, composta pela Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União, Auditoria Geral do Estado, Tribunal de Contas dos Municípios, Governo do Estado, Ministério Público Federal e Observatório Social de Belém.

As inscrições são gratuitas e dão direito a certificado de participação.

Serviço:

Seminário do Dia Internacional Contra a Corrupção

Data: Terça-feira (13 de dezembro)
Local: Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (av. Dr. Freitas, s/nº - Marco - Belém)
Horário: A partir das 14 horas

Mais informações: ascom@prpa.mpf.gov.br, (91) 3299-0177 ou (91) 3321-3806

(Fonte: Ascom/MPF/PA)

3 comentários:

Anônimo disse...

Os membros desses órgãos que vão participar, tenham cuidado com os membros do Tribunal da Corrupção Municipal(TCM) e do Tribunal da Corrupção Estadual(TCE), pois é capaz deles irem pedir cargos de DAS pros parentes e apaniguados políticos. Fiscalizar que é bom, nada.

Anônimo disse...

OLÁ PERERECA,
O WALDIR CARDOSO ESCREVEU ISSO EM SEU BLOG
http://waldircardoso.wordpress.com/2009/02/12/governo-do-estado-contrata-edmundo-gallo/

O QUE VC ACHA AGORA QUE O MESMO DIRÁ SOBRE A CONTRATAÇÃO OCORRIDA HOJE PELA SESPA. SERÁ QUE ELE MANTÉM AS MESMAS CONSIDERAÇÕES?
CONTRATO
NÚMERO DE PÚBLICAÇÃO: 318519
Contrato: 31
Exercício: 2011
Classificação do Objeto: Outros
Objeto: O presente instrumento tem como objetivo a
contratação de Empresa de Consultoria e Assessoria
Especializada em Serviços de Modernização Gerencial no
Sistema de Saúde, nos termos da proposta apresentada pela
Empresa.
Valor Total: 672.000,00
Data Assinatura: 02/12/2011
Vigência: 02/12/2011 a 02/12/2012
Inexigibilidade: 24/2011
Orçamento:
Programa de Trabalho Natureza da Despesa Fonte do Recurso
Origem do Recurso
10302118526100000 339035 0103000000
Estadual
Contratado: W/TABORDA CONSULTORIA EXECUTIVA EM SAÚDE
LTDA.
Endereço: R Sampaio Viana, 580
CEP. 04004-002 - São Paulo/SPTelefone: 1130570599
Ordenador: HÉLIO FRANCO DE MACÊDO JÚNIOR
GUARDE SUA FONTE.......

Anônimo disse...

Anonimo das 10:28 ,esse é mais um contrato nebuloso do secretário Hélio Franco na SESPA a ser somado aos que já foram divulgados neste blog. Qual a justificativa de inexigibilidade? Mais um trabalho investigativo para a competente PERERECA.