Ban

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Para curtir, papear e tomar uma bem gelada: “Prazer em Viajar” até amanhã, com Julie Rocha, na Cidade Velha



Planejar uma viagem é importante, mas principalmente ter a coragem e o desprendimento de sair pelo mundo, ainda que sem companhia, e conhecer locais e pessoas de diferentes culturas ligadas pelo prazer e satisfação de viajar. Essa é a ideia da exposição “Prazer em Viajar”, em que a atriz, jornalista e “travel-writer” Julie Rocha fala de sua experiência de viajante.
A exposição “Prazer em Viajar”, que fica aberta à visitação até a próxima sexta-feira (20), foi ambientada no quarto de uma República, no bairro da Cidade Velha, onde a jornalista viveu a experiência de morar durante um ano com amigos. Lá estão expostas fotografias, mapas, roteiros e outros detalhes importantes no planejamento de uma viagem, além de pôsteres com réplicas de pintores famosos dos museus de Louvre (Paris), Van Gogh (Amsterdam), Picasso (Barcenona) e Galeria Uffizi (Florença).
O material reunido faz parte dos projetos de viagem realizados desde 2006 quando a jornalista iniciou sua trajetória de viajante percorrendo a América do Sul e Europa. “A exposição tem como objetivo apresentar o mundo de uma viajante e mostrar o quanto é prazeroso sair um pouco da rotina, conhecer outros lugares, viver aventuras e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, conta a jornalista.
Projetada como um esboço de um espaço virtual sobre viagens que a jornalista pretende lançar ainda esse ano, a exposição “Prazer em Viajar” também pretende coletar opiniões sobre que tipo de informações os visitantes gostariam de obter sobre viagem e turismo.
“Hoje estamos acostumados a fazer tudo pela internet, mas o contato é importante e, por isso, a concepção da exposição está muito mais ligada ao planejamento de tudo o que vai para o mundo virtual, mas que precisa antes ser projetado num papel, tocado e apreciado. Além disso, fazer uma exposição com esse tema acaba sendo uma prazerosa desculpa para rever amigos e falar sobre as aventuras pelo mundo”, conta.
A exposição “Prazer em Viajar” é reservada a amigos e conhecidos da jornalista e também abriga uma lojinha de souvernirs e um bazar com exposição e venda de objetos dos moradores da República. Aberta a visitação até a próxima sexta-feira (19), a partir das 14h.
(Ascom/exposição)

Nenhum comentário: