sexta-feira, 18 de março de 2011

CNJ abre sindicância para apurar denúncias de nepotismo no Judiciário paraense. Juízes que investigarão o caso devem chegar a Belém na semana que vem.


A corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, mandou instaurar sindicância para apurar as denúncias de nepotismo contra desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), cujos parentes teriam sido nomeados para cargos de Assessoria Especial pelo governador do Pará, Simão Jatene.
A decisão atende a pedido protocolado pelo presidente da seccional paraense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jarbas Vasconcelos, no rastro de reportagens veiculadas pela imprensa nacional.
A corregedora nomeou dois juízes para investigar as denúncias in loco. Segundo a assessora de  Comunicação da OAB, Sheila Faro, eles chegarão a Belém, possivelmente, na próxima semana.
A OAB também colocou um link em seu site (www.oabpa.org.br ) para receber denúncias de nepotismo a envolver magistrados que atuam no Pará.
Abaixo, você lê a íntegra do despacho da corregedora do CNJ que determinou a abertura de sindicância:
PEDIDO DE PROVIDêNCIAS - CORREGEDORIA  0001178-28.2011.2.00.0000
Requerente: Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Pará
Requerido: Tribunal de Justiça do Estado do Pará
Advogado(s): PA013630 - Cynthia de Nazare Portilho Rocha (REQUERENTE)
PA005206 - Jarbas Vasconcelos do Carmo (REQUERENTE)

DECISÃO/OFÍCIO N. ____/2011
            Trata-se de Pedido de Providências em que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Pará relata diversas reportagens, incluindo a divulgada pela Revista Isto É, de 12 de março de 2011, que noticia “No Pará, Simão Jatene distribui cargos comissionados a parentes de políticos, desembargadores e empresários”.
            Tal fato, se positivo, poderá demonstrar penalidade a ser atribuída a magistrados, e para tornar estreme de dúvida à aparente situação de inadequação da conduta, tipificada no art. 35, da LOMAN, determino:
a) Edição de Portaria designando os juízes auxiliares da Corregedoria Nacional, Erivaldo Ribeiro dos Santos e Júlio César Machado Ferreira de Melo, para colher informações in loco sabre a veracidade da matéria;
b) Fixar o prazo de 30 (trinta) dias para conclusão dos trabalhos, prorrogáveis por igual período;
c) Determinar que seja oficiado a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Pará para conhecimento.
 Cópia do presente servirá como ofício (Na resposta citar o nº 0001178-28.2011.2.00.0000).
Min. ELIANA CALMON ALVES
Corregedor Nacional de Justiça
Esse Documento foi Assinado Eletronicamente por Min. ELIANA CALMON ALVES em 17 de Março de 2011 às 21:02:36

PS: embora toda enrolada por questões familiares, mas devido à velocidade dos fatos, a Perereca tentará ficar em cima do assunto ainda hoje.

25 comentários:

Anônimo disse...

Ótima noticia Perereca

Ainda se tornara melhor se for divulgado o processo onde o atual presidente regional da OAB defendeu interesses financeiros de funcionários da Celpa, pois segundo o propalado nos corredores da própria OAB houve um acordo feito pelo advogado onde os valores em favor dos clientes foram reduzidos e seus honorários continuaram imexíveis !

Moral da historia o advogado havia ficado rico (receberia 600 mil mensais durante 90 meses, 54 milhões ) aceitando diminuir o valor referente ao devido aos seu clientes desde que não houvesse redução de seus honorários.

Como não fica bem haver duvidas sobre o caráter ilibado do presidente da ordem, a própria OAB poderia disponibilizar no seu site o tal processo!

Agora é com você Dr. Jarbas, cale a boca desses despeitados, mostre que isso não aconteceu, que é tudo fofoca de rábulas almejando evolvê-lo em atos suspeitos, publique o processo no site da ordem!

Tenho certeza de que é tudo mentira e fique feliz por lhe avisar, assim você pode calar a língua de trapo de quem lhe é hostil por inveja!

MCB

Anônimo disse...

Tomara que investigue também o Milton Nobre.

Anônimo disse...

Meu Deus, como fica o Ofhir Jr. Nessa História.
Paladino da moral e da justiça, seu pai, Ofhir é consultor Geral do Estado. Do mesmo Estado que é acusado empregar assessores indiscriminadamente.
Bem, para que serve a Consultoria Geral do Estado mesmo?
Para que serve a Procuradoria do Estado?
Se nesse banzé de contratação não tem um orgão que administre juridicamente essa situação é melhor a extinção desses órgãos.

Andre disse...

Agora o bicho vai pegar!!!!

Pessoa comecem a pedir exoneração!!!

Valeu Celia e OAB vcs são DEZ!!!

Anônimo disse...

Mt gente vai cair do cavalo.

Mas infelizmente só peixe pequeno.

Os peixes grandes o CNJ não tem autonomia pra pedir exoneração.

Nem se animem com tudo isso, só os mais fracos cairão.

Mais uma vez vai ser provado que Justiça não é pra todos só pra quem não tem dinheiro!

Anônimo disse...

Rapa esse negocio da Celpa e o Jarbas é serio , defendeu assessores e agora denucia cadê moral?

Anônimo disse...

O Jarbas esta errado.

O correto é deixar a promiscuidade entre o poder Executivo e o Juduciário.

Anônimo disse...

Não vejo nenhuma postura ética no Jarbas. O Cara se locupletou de um governo e agora so porque não tem sua fatia começa a denunciar?
Quer dizer que a Ana Júlia fosse a vitoriosa ele ia continuar com a boca fechada. Paciência!
Pode até dar em alguma coisa essas denuncias, agora não me venha dizer que a OAB tendo a frente Jarbas Vascocelso é séria que não é.
Ele se vende como outro qualquer, basta o governo ser do PT

Anônimo disse...

E agora Amepa???? As nobres personalidades do judiciário do PA vão se queixar pro bispo? Ou vão entrar com representação (na ONU?) contra o CNJ? Estou doido pra ver o que vão dizer as personalidades da Amepa...com a palavra as personas.

Anônimo disse...

O fato de Jarbas ter cometido irregularidades não desqualifica sua ação contra a promiscuidade. E quem tem provas contra ele deve entrar com ação contra o mesmo. Agora usar isso pra tirar o foco da questão...Huuumm... Tá me parecendo coisa de tropa de choque de aspones pagos - com nosso dinheiro - pra ficar na boa vida virtual. Será que esse aspones vão tentar desqualificar o CNJ??? (dá vontade rir, não dá?) Olha, melhor não mexer com essa instância. Quem avisa amigo é.

Anônimo disse...

Ao Jarbas Vasconcelos, com carinho.

Versos Íntimos

Augusto dos Anjos


Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 11:03

Vamos ao básico: Se você fosse advogado ficaria calado se através do depoimento de um ladrão seu cliente fosse condenado por roubo?

Sabias que existe motivos para desqualificação de testemunhas?

O caso não é defesa de Aspone e sim de acusação para gerar defesa do denunciante !

Quando um viciado perde o credito em uma boca de fumo ele rapidinho denuncia o traficante pois sabe que se assim não fizer o traficante vai mandar matá-lo, ta todo dia nas paginas policiais!

Não existe nada louvável ou honrado no ato dessa denuncia do viciado, foi apenas questão de sobrevivência!

Quanto desqualificar o CNJ quem esta se mixando de rir sou eu,saiba que qualquer decisão de instancia se houver uma superior pode ser reformada!

O significado de reformar tirado do pai dos burros!

Reformar- v.tr.
1.Fazer reforma
2.Extirpar o mal induzido em
3.Corrigir
4.Rectificar
5. Dar ou conceder reforma (militares)
6.Aposentar
v.pron
7.Emendar-se corrigi-se
8.Obter a reforma (militares)

Será que você acha que extirpar o mal induzido em, não é uma desqualificação? Me poupe!


Agora consiga respeito em sua casa sem denegrir seu familiares pois da maneira que colocastes teu comentário da para perceber que eis daqueles que acham que para sua estrela brilhar tem que apagar a dos outro por ter consciência de sua condição, delimitada pelo ócio de sua inteligência ou pela dinâmica de sua idiotice!

A. Noni Matos

Anônimo disse...

Até aí nenhuma novidade. É claro que o CNJ viria apurar, até porque é papel constitucional dele investigar qualquer denúncia, como foi o caso. O importante, agora, é esperar o resultado para saber se realmente há o tal do nepotismo cruzado denunciado pelo probo Jarbas Vasconcelos, o Jarbinha das Ana Júlia.

Anônimo disse...

Ao A. (da)Noni Matos, já saiu sua nomeação? Saiu no nome de quem, hein? Ah, não esqueça de se queixar pro bispo, tá? Ou aproveite que o Obama veio pro Brasil (só por causa do Ophir, rsrsrsrs) e se queixe aos "esteites". Mano, a casa vai cair. Num vai ficar jarbas sobre jarbas...Ophirzinho sobre ophirzinho. Perdeu playpobre. O CNJ vai botar pra ferver. Capitão Nascimento, bote no saco!

Anônimo disse...

Ao anônimo com dois comentários o primeiro as 11:03 e o segundo as 9:40


Acho que esse cara ou é doido varrido ou uma administrador de riso em picadeiro, pois eu iria me queixar de que ?

Acho que não reclamei de nada apenas expus ápices seqüenciais de um dos mais puro SEM NOÇÃO existente em comentários de bolg fato este comprovado agora em seu comentário totalmente sem nexo por ser feito fora do contexto!

Se queixar ao Bispo seria uma postura sua dado ao desafio do CNJ não poder ser desclassificado.

Onde foi que eu disse que o Jarbas ia se dar bem, acho que talvez se você ler em voz alta ,gravar e dormir escutando talvez consiga interpretar uma de minhas frases , quanto ao texto esqueça pois sei que não viveras um milênio tempo necessário para você conseguir entender!

Realmente sou um Playpobre em comentário de envergonhar asno , agora será que você não se enquadra na categoria de Playbofe por conhecer o saco do Capitão Nascimento e ficar falando em um sobre outro (Jarbas sobre Jarbas, Ophirzinho sobre Ophirzinho)?

Acho que estais certo dizendo que perdi , realmente agora sei que foi tempo perdido tentar te orientar em relação a tua família de quadrúpedes sob a qual tenho uma duvida que você poderia me esclarecer, o ónagro que você é resultou de que cruzamento , de Cavalo com Jumenta ou de Égua com Jumento, não que exista diferença é apenas curiosidade!



Quanto ao Obama é justo que ao sita-lo você esteja em pé de igualdade com ele ou não faria tal sugestão, mando abaixo uma marchinha , sucesso no primeiro carnaval depois que teu amigo foi eleito:

BaraK ou Brahma


Barack ou Brahma Ku Klux Klan Conhece a tua Fama
Barack ou Brahma Ku Klux Klan Conhece a tua Fama


Brozeado no Brasil é vagabundo
Pra poder pegar sol não trabalha
É mais morto do que um defunto
So não tem o apelido de Gralha


O teu discurso ouvi
Em tua palavra acreditei
Quando falaste
Eu não viu Chicago na chegada
Mas vou ver Chicago na saída.



Só que você supera o cara , defecastes na entrada(1º comentário) e defecastes na saída (2º comentário)

A. Noni Matos

Anônimo disse...

Que no CNJ também verifique a situação de nepotismo cruzado na Prefeitura de Tucuruí, que é muito bem defendida por quem deveria julga-la.

Anônimo disse...

Talvez agora acabe essa Patifaria, esse empreguismo.Corja de pilantras.

Anônimo disse...

Ao mesmo tempo em que existe a liberdade de imprensa deveria também existir uma grande corrente para o DIREITO DE DEFESA das pessoas que estão sendo citadas neste pífio blog. É muito fácil simplesmente jogar os nomes das pessoas ao vento e critica-las e imputar-lhes fatos que quase sempre não são verossímeis a realidade. Muito cuidado "A Perereca da Vizinha", isso não é fazer justiça, isso é ser irresponsável ao ponto de imputar fatos a pessoas que podem ser corretas e honestas.

Para terminar, é realmente muito estranha toda essa manifestação do Exmo. Sr. Presidente da OAB acerca do assunto apenas no Governo do Simão Jatene. Todos sabemos que ele era um dos aliados da antiga Governadora Ana Júlia Carepa, e mesmo com todos os escândalos de tal governo, não mexeu um dedo no sentido de denunciar as inúmeras irregularidades cometidas pelo seu grupo do PT.

Anônimo disse...

Espero realmente que o CNJ venha e apure tais denúncias.
Mas, se restarem inverdades? Sr. Jarbas, estás pronto para indenizar os magistrados ofendidos? Disses que certo desembargador teria um filho no governo, quando ele não possui nenhum filho, só filhas? Cuidado, Sr. Presidente, como advogado, deverias saber que quem acusa com mentiras está sujeito às responsabilidades penais e cíveis!
Estarei em minha poltrona assistindo a sua derrocada...
Antes de olhar para o quintal dos outros, deverias ter olhado para o próprio...

Anônimo disse...

1:45, quem pensas que é pra ameaçar a liberdade de expressão da blogosfera. Mano, quem não deve não teme. Mas quem deve treeemeee!!!

Anônimo disse...

A Noni Matos, vc tá me lembrando um triste personagem de nosso jornalismo que vive nos bastidores (vive puxando saco e fazendo consultorias (jabá) pra empresas que têm negócios com o poder público. Realmente o Anônimo que disse que deveriam chamar o capitão Nascimento tinha razão, pois vc lembra aquele "jornalista" do Tropa 2. Muito parecido, né?

Anônimo disse...

O CNJ deveria também investigar o nepotismo e os desmandos administrativos lá em Monte Alegre, onde o irmão do "probo" Jarbinhas da Ana é prefeito.

Anônimo disse...

Destaca-se que quando a ANA era Governadora não havia nenhuma denúncia sobre nepotismo cruzado. Não tô dizendo que não havia, mas não se falava.

O Ophir certamente vai dizer que é uma questão regional! Regionalíssima, já que o Pai é Consultor Geral do Estado!

Cabe destacar que isso não o impediu de entrar contra as pensões dos Governadores do Pará!

Anônimo disse...

Prezado anonimo do comentário das 11:06 PM, tens que aprender a ler e interpretar. Não critiquei a liberdade de imprensa, só disse que acho justo um Direito de Defesa para aqueles que estão sendo prejudicados neste Blog, digo, entendo que deve haver uma proporcionalidade entre a liberdade de imprensa e o direito de defesa.

Fácil é imputar fatos a uma pessoa, difícil é reparar o dano causado se esta pessoa nada cometeu.

Alan disse...

Como vc é uma vagabunda rasteira. Vivge se rastejando por um misero espaco de midia.
Isso é que dá o STF aprovar a ausencia de diploma para exercer a profissão de jornalista, pois, fica-se sujeito a pessoas, pessoas não, abutres como vc que usa a perereca para ganhar a vida.