terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Do Jota Ninos, todo feliz


Quatro jornalistas santarenos vão participar
da I Conferência Nacional de Comunicação



O Pará estará representado na I Conferência Nacional de Comunicação – que acontece em Brasília, de 14 a 17 de dezembro – por uma delegação de 50 pessoas escolhidas na I Conferência Estadual de Comunicação (Conescom), realizada nos dias 20 e 21 de novembro, no balneário Parque dos Igarapés, em Belém. A delegação será composta de 22 representantes do setor empresarial da comunicação, 22 membros da sociedade civil organizada e 6 pessoas ligadas a órgãos públicos.

Entre os 50 delegados definidos no encontro, quatro são jornalistas de Santarém que foram indicados nos três setores. Pelo movimento social, o jornalista, radialista e acadêmico de comunicação Jota Ninos, foi um dos escolhidos na delegação do Baixo-Amazonas. A jornalista Nelma Bentes, assessora de comunicação da Prefeitura de Santarém, foi uma das indicadas entre os representantes do setor público, enquanto que os jornalistas Miguel Oliveira (proprietário do jornal O Estado do Tapajós) e Rosa Rodrigues (representando a direção da Rádio Rural), fazem parte dos indicados no setor empresarial.

Marco - A I Confecom é um encontro que pretende debater um novo marco regulatório para a comunicação brasileira e foi convocada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, através de Decreto Presidencial editado em abril deste ano e terá como tema, “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.


A realização do evento não é pacífica. Várias empresas nacionais de comunicação boicotam o evento, acreditando que haja a intenção de impor controles à produção nessa área, por parte do governo. Mas a realização é defendida há quase 20 anos pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, integrado por diversas entidades civis, que propõem mudanças na relação dos meios de comunicação com a sociedade.

Após a edição do Decreto Presidencial, todos os estados brasileiros convocaram suas conferências estaduais e organizaram plenárias e conferências municipais e/ou regionais. No Pará, a governadora Ana Júlia Carepa, através de Decreto editado em agosto, convocou a I Conescom, que teve quatro Plenárias Regionais realizadas entre outubro e novembro nas cidades de Altamira, Marabá, Santarém e Belém. Nestes encontros, foram escolhidos representantes dos três setores, proporcionalmente ao número de participantes nos eventos.

Outras informações sobre a I Confecom podem ser obtidas no site: http://www.confecom.com.br/

Nenhum comentário: