quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Delúbio virou ‘agente informal’ de programas de Lula




Também do blog do Josias, que hoje está imperdível:



“Delúbio Soares tornou-se um festejado palestrante no interior de Goiás. Virou uma espécie de ‘agente informal’ dos programas sociais de Lula.


Só nesta semana, o ex-gestor das arcas do PT proferiu duas palestras. Uma no município de Varjão. Outra, em Buriti Alegre, sua cidade natal.


Em ambas, ofereceu-se para ajudar os prefeitos a obter verbas federais. O par de encontros foi organizado pelas prefeituras locais.


São eventos preparatórios para uma conferência que vai acontecer em Brasília. Chama-se 4ª Conferência Nacional das Cidades.


Uma iniciativa do Ministério das Cidades. Ocorrerá entre 24 e 28 de maio de 2010. Visa alinhavar a “Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”.


Expulso do PT por conta das verbas não contabilizadas do mensalão de 2005, Delúbio continua fazendo política.


Parece enfronhado nos meandros da gestão Lula. Ele próprio se incumbe de alardear seus conhecimentos.


O ex-tesoureiro petissta se vale de um microblog e de um blog de nome sugestivo: “Companheiro Delúbio”.


“Impressionante o nível de politização e de informação do povo goiano”, anotou Delúbio em mensagem veiculada na última segunda (7), no microblog.


”Hoje, em Varjão, pude sentir isso e fiquei extremamente feliz”, ele completou.


No dia seguinte, a passaem de Delúbio por Varjão, cidade dirigida pelo prefeito Eustáquio Ricardo de Souza (PMDB), foi esmiuçada no blog.


Diz o texto: “Como palestrante convidado da conferência [de Varjão], Delúbio falou sobre os programas sociais do governo federal...”


Programas “...como o Minha, Casa Minha Vida”. Discorreu “sobre a importância da elaboração de projetos bem feitos para a captação de recursos”.


Reproduziram-se frases pronunciadas na palestra do ex-tesoureiro do PT: “É preciso que o prefeito faça um projeto bem estruturado...”


“...O próprio governo federal tem técnicos capacitados para auxiliar na elaboração desses projetos, diminuindo a burocracia e dando mais rapidez em sua aprovação”.


A alturas tantas, o texto realça que Delúbio “se colocou à disposição do município em Brasília”. Não esclarece nem como nem de que forma.


Na terça (8), Delúbio escreveu no microblog: “Em Buriti Alegre (GO), palestra sobre políticas urbanas e rumos do desenvolvimento sustentável...”


“...Público atento, debate dos mais produtivos”. Nesta quarta (9), em nova mensagem, ofereceu aos seus 1.254 seguidores na web:


“Imagens e notícias da I Conferência das Cidades em Buriti Alegre (GO), onde fui palestrante. Forte paricipação popular”.
Segue-se um link que remete o navegante para o blog “Companheiro Delúbio”. Ali, um alentado texto sobre a conferência companheira.


A peça anota: “O encontro reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo, dos movimentos populares, entidades de classe...”


“...Empresários, ONGs, instituições de ensino e demais setores”. Discutiram-se as “diretrizes para os próximos anos no Município”.


Informa-se que, na avaliação do prefeito João Alfredo (PT), “um dos maiores gargalos de Buriti Alegre é o setor de habitação”.


Segue o texto: “Delúbio Soares explicou que, seguindo as diretrizes traçadas em Brasília...”


“...Os delegados eleitos em Buriti Alegre vão discutir na 4ª Conferência Nacional das Cidades [...] sobre três eixos da política urbana: mobilidade, saneamento ambiental e habitação”.


Delúbio ensinou: “A intenção principal é combater a desigualdade social, abrindo espaços e ampliando o acesso da população aos serviços públicos e privados”.


Segundo a notícia, “Delúbio Soares também falou sobre os programas sociais do governo Lula e se dispôs a ajudar os prefeitos em seus pleitos em Brasília”.


Em setembro passado, Delúbio tentara retornar ao PT. Pretendia candidatar-se a deputado federal pela legenda, em 2010.


Um pedaço do partido abriu os baços para Delúbio. Mas a direção nacional considerou prematuro o seu retorno. E o ex-parceiro de Marcos Valério recuou.


Manteve viva, porém, sua militância. O entusiasmo pelo governo Lula salta das mensagens do microblog.


Na terça (8), Delúbio escreveu: “Andando pelo interior de Goiás e ouvindo o povo se comprova os merecidos 83% de aprovação do presidente Lula...”


Na quarta (9), reproduziu uma frase que Dilma Rousseff pronunciara nas festividades dos 30 anos do PT:


"O presidente Lula nos ensinou o caminho e continuar seu governo vai significar sempre avançar".


Delúbio põe a cabeça de fora num instante em que ardem no noticiário o DEMensalão e os panetone$ do governador 'demo' José Roberto Arruda.


Sua mobilidade coincide com o retorno ao diretório nacional do PT de expoentes do mensalão de 2005. Entre eles o ex-ministro José Dirceu.


De resto, fica no ar uma eterna dúvida: De onde Delúbio retira o dinheiro que enche sua geladeira?”



http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/


Nenhum comentário: