sábado, 12 de dezembro de 2009

70% dos brasileiros não querem saber de política





Do blog do Ferrnando Rodrigues:




“Pesquisa Vox Populi, encomendada pelo PT, faz radiografia da cabeça do eleitor
Só 4% acham relevante o partido político do candidato na hora de votar






Uma extensa pesquisa de opinião conduzida pelo instituto Vox Populi, encomendada pelo PT, mostra que a imensa maioria dos eleitores não está nem aí para assuntos políticos. Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados em todo o Brasil não conversam regularmente sobre política.




Trata-se de um desinteresse cristalizado. O resultado é muito semelhante em levantamentos anteriores. Em maio de 2008, segundo o Vox Populi, 65% relatavam não terem conversado sobre política –pelo que explica o relatório, em período recente ao da pesquisa. Em maio deste ano, o percentual foi de 66%. Agora, no estudo realizado de 31 de outubro a 5 de novembro, em 170 municípios, a taxa bateu em 69%.




Esse número explica em parte a razão de tantos escândalos políticos se sucederem e os eleitores aparentemente não se interessarem pelo tema. Em telejornais nas redes de TV aberta, a política é considerada um “matador de audiência”. Quando o locutor anuncia uma reportagem de Brasília, de conteúdo relacionado ao Congresso ou ao governo em geral, o número de TVs sintonizadas sempre despenca.




A pesquisa Vox Populi à qual o blog teve acesso ajuda a desvendar um pouco a alma do eleitor brasileiro. Apesar de a ampla maioria (69%) dizer não conversar sobre política, 19% dizem ter interesse pelo assunto. Outros 31% respondem ter “mais ou menos” interesse por política. Mas expressivos 54% dizem não ter nenhum ou só pouco interesse.




O instituto faz um cálculo interessante para mapear quem de fato se interessa por política no Brasil.




Trata-se do cruzamento dos que dizem ter conversado sobre política com os que também se apresentam como interessados pelo assunto. O resultado é que apenas 12% são considerados formadores de opinião entre os eleitores brasileiros”.




Comentário da Perereca: não perca essa matéria que está pra lá de bacana. A íntegra está aqui:


http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2009-12-06_2009-12-12.html#2009_12-12_07_45_47-9961110-0


Nenhum comentário: