quarta-feira, 25 de novembro de 2009

belomonte

Desenvolvimento da Transamazônica e
do Xingu será debatido em fórum regional


Começa nesta sexta-feira ( 27), no município de Altamira, o I Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu. O evento é organizado pelo FORT Xingu, Governo do Estado e Consórcio Belo Monte. O objetivo é debater a construção da hidrelétrica de Belo Monte dentro de um projeto de desenvolvimento sustentável para a área de influência da usina, que abrange 11 municípios paraenses.

Estarão presentes na abertura do evento a governadora Ana Júlia Carepa, secretários de Estado, deputados, senadores, prefeitos, entre outras lideranças políticas e empresariais. O evento termina no dia 28.

Haverá conferências sobre o ordenamento fundiário, o Cadastro Ambiental Rural do Pará (CAR-PA) e o asfaltamento e licenciamento ambiental da Transamazônica. O Fórum também deve consolidar diversas oportunidades de negócios para o desenvolvimento regional. “Nesse contexto, faremos a consolidação de um plano de desenvolvimento sustentável da Transamazônica e do Xingu”, antecipa Vilmar Soares, coordenador do FORT Xingu,

Além do plano, a meta é construir parcerias para a execução do georreferenciamento das propriedades envolvidas no aproveitamento hidrelétrico de Belo Monte, contribuindo para o ordenamento fundiário e a regularização ambiental das propriedades rurais da região de abrangência do projeto. “Formularemos ações que deverão constar como condicionantes para o licenciamento ambiental do projeto”, acentua Soares.

Os participantes do Fórum reconhecerão e garantirão os direitos das populações envolvidas - povos indígenas, comunidades quilombolas, moradores das zonas urbanas e rurais.


(Fonte: Ascom/deputado federal Zé Geraldo)

Nenhum comentário: