sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jatene1


JATENE ABRE O JOGO


Em entrevista exclusiva à Perereca da Vizinha, ex-governador do Pará fala sobre o racha do PSDB e a queda de braço entre o MPF e os pecuaristas. Critica o governo petista e o crescimento dos gastos com o custeio da máquina. E assume: poderá, sim, disputar a convenção do PSDB com o senador Mário Couto.



“Sou, geneticamente, músico. Tentei ser intelectual, mas, acabei virando político”. É assim que se define o economista Simão Jatene, ex-governador do Pará e provável candidato do PSDB, novamente ao Governo do Estado, nas eleições do ano que vem.


Aos 60 anos, Jatene vive, talvez, a vida que pediu a Deus: ensina Economia Amazônica e Economia Política na Universidade Federal do Pará; estuda temas áridos, como o meio ambiente. Mas, sobretudo, se dedica a sua grande paixão: a música.


Mestre pela Unicamp, ele recebeu o blog para uma alentada entrevista, na tarde de quinta-feira, 18.


Falou sobre tudo: a política paraense, o racha do PSDB, a sua pré-candidatura ao Governo, as relações entre tucanos e petistas, o imbróglio entre o Ministério Público Federal e os pecuaristas, a administração do PT, a opção tucana pelas Organizações Sociais (OS), os avanços do Pará ao longo dos doze anos de tucanato.


Por muito longa, a entrevista foi dividida em 16 posts. Todos podem ser lidos a seguir.

22 comentários:

NUCLEO13 disse...

BONITO MESMO FOI O BATE BOCA ENTRE O CHEFE DA CASA CIVIL, CLAUDIO PUTY E A TITULAR DA SEDURB, SUELY OLIVEIRA, NO AEROPORTO DE MARABA,ESSA SEMANA, SUELY ESCULHAMBOU COM PUTY NA FRENTE DOS PRESENTES, ENTRE ELES, RONALDO GIUSTI EX-COORDENADOR DA AGENCIA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL E SUA ESPOSA EVA, RESPONSAVEL PELA REPRESENTAÇÃO DA SEDURB EM MARABA, E OUTROS MILITANTES DO PT E DA DS.
SUELY PERGUNTOU PARA PUTY SE O NUCLEO DO GOVERNO ASSIMILOU A DERROTA DA GOVERNADORA EM 2010, POIS ELA ACUSOU OS MESMOS DE AGIREM COMO SE O GOVERNO TIVESSE EM UM RUMO SEM VOLTA, SUELY AFIRMOU QUE O NUCLEO NAO PROTEGIA A GOVERNADORA E SIM SEUS INTERESSES PESSOAIS, COMPAROU ANA JULIA A LULA NO ENFRENTAMENTO DE CRISES, ENQUANTO O GOVERNO FEDERAL ERA CRITICADO NO AUGE DOS ESCANDALOS DO MENSALÃO, O PT, O GOVERNO, OS MOVIMENTOS SOCIAIS BLINDARAM LULA, AQUI É AO CONTRARIO, QUANDO O GOVERNO É CRITICADO, O NUCLEO DO GOVERNO AFASTA O PT E SUAS TENDENCIAS DA LINHA DE DEFESA E PÕE A GOVERNADORA NA LINHA DE TIRO.
ACUSOU ELES DE FAZEREM INIMIZADES COM TODOS DO GOVERNO, DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DA BASE ALIADA NA ALEPA, E POR ULTIMO, SUELY QUESTIONOU PUTY SOBRE A FORMA QUE ESTAVA SE DANDO A SUA SAIDA DA SEDURB, FOI O MOMENTO MAIS EMOCIONANTE DA CONVERSA, SUELY DISSE QUE NUNCA TINHA SE SENTIDO TÃO HOSTILIZDA E DESRRESPEITADA, COMO ELA SE SENTIA NO ATUAL GOVERNO, NEM NO TEMPO EM QUE ERA MILITANTE DA FORÇA SOCIALISTA, EX-TENDENCIA DO PT QUE DEU ORIGEM AO PSOL E QUE GOVERNOU BELÉM NA GESTÃO PETISTA. SEGUNDO SUELY, NAQUELE TEMPO ELA ERA COMUNICADA PELOS DIRIGENTES DA TENDENCIA COMO O EX-CHEFE DE GABINETE ALDENOR JUNIOR(BLOG PAGINA CRITICA) PELO LUIZ ARAUJO(SEMEC), EDMILSON RODRIGUES(EX-PREFEITO) DAS DECISÕES INTERNAS DA TENDECIA. NO ATUAL GOVERNO É O INVERSO, SUELY AFIRMOU QUE SABE PRIMEIRO PELA IMPRENSA DEPOIS PELO GOVERNO. PRA CONCLUIR, SUELY AFIRMOU QUE O PROBLEMA NÃO ERA ELA SAIR, MAIS A FORMA QUE ESTAVA SENDO COSTRUIDA ESSA SAIDA, DISSE QUE TINHA PRA ONDE IR, E NÃO ESTAVA SE REFERINDO A RETOMAR SUA FUNÇÃO DE AUDITORA FISCAL DA SEFA, E SIM APOIAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS, COISA QUE SEMPRE FEZ SEGUNDO ELA. E PUTY ATORDOADO OLHANDO PARA OS LADOS PARA VER QUEM VIA A CONVERSA, PEDIU CALMA PRA SUELY E DISSE QUE NÃO SABIA DE NADA, PEDIU QUE SUELY FICASSE PARA CONVERSAR COM A GOVERNADORA E ELE, SUELY DISSE QUE ELE SABERIA ONDE ENCONTRA-LA. COMO TESTEMUNHAS DESSE ENCONTRO INDIGESTO, OS MILITANTES DA DS E DO PT DE MARABA E OS PASSAGEIROS QUE NÃO ENTENDIAM NADA, POIS NÃO SABIAM QUEM ERA OS DOIS E DO QUE SE TRATAVA, SORTE DELES!

Anônimo disse...

Isso sim, é uma fala de quem tem experiência pra ser Governador do estado e mais do que isso, tem preparo, conhecimento profundo de todos os temas importantes para o Pará, assim como também para as pessoas que moram nesse Estado.
Vá em frente dr. Simão Jatene, nós confiamos na sua capacidade e sabemos que o Pará vai voltar a ficar em boas mãos.

Anônimo disse...

Lugares comuns, números errados ou distorcidos. Se alguém se preaprar para debater, acaba com este simão. GaLHO fraquézimo.

E vc. perereca, aderiu ao jatene e virou contratada do Vic, está ganhando os tubo$$$$$$$$$$$, por isso pediu demissão do liberal!!

Anônimo disse...

Taí um debate que valeria a pena se ver, de um lado o ex-gvernador Simão Jatene e de outor o senador Mário Couto. Aí sim daria pra fazer acomparação e ver realmente quem está preparado para enfrentar a a atual governadora Ana Júlia Carena e ser o próximo Governador do Pará.
Só pela leitura da entrevista já dá pra sentir a diferença.

David Carneiro disse...

Revolução ambiental, Jatene? Só acreditarei no que você diz o dia que o Flexa Ribeiro revogar o projeto "Floresta Zero" e alguns parlamentares tucanos pararem de defender madereiros ilegais. Por mais bem informado ou bem-intencionado que sejas, não podes negar que a própria composição social do teu partido é um entrave às bandeiras que dizes defender.

GALLO MARKETEIRO disse...

Faltou falar de Copa 2014.
Acredito que o Jatene é o melhor nome do PSDB para dirigir o Estado, mas também acredito que se viesse o Couto, também levaria.
Quem é que pode fazer fente aos dois?
O futuro governador do Estado está sendo disputado dentro do PSDB.
Depois disso é amarrar os apoios do PMDB e do DEM e enterrar de vez o PT.

Anônimo disse...

Já era tempo de se ter uma análise mais profunda sobre um tema tão importante como a questão ambiental. Nesse aspecto o ex governador Simão Jatene manda ver, levantando um assunto que deve mesmo pautar a próxima eleição e é preciso que se encare de frente, pois do contrário nós mesmos é que vamos pagar por isso. Ainda há tempo de discutir plenamente essa questão tão séria, como disse o ex-governador.

Anônimo disse...

Caro, Davi.
Acho que vc está cobrando da pessoa errada. Quem pode mais resolver o seu problema é o presidente LULA, que defende abertamente os pecuarístas devastadores. Vai cobrar dele vai...

Anônimo disse...

Ei, Davi. Dá uma olhada nessa notícia:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2009/06/22/ult27u71537.jhtm

Depois posta aí a tua opinião, ok?

Anônimo disse...

Ei, Gallo Marketeiro, sobre a Copa 2014 que a nobre governadora Ana Júlia perdeu e deixou Belém e o Pará na mão e o povo p... da vida, o dr. Jatene vai falar sim, mas só na campanha. Você, como bom marketeiro, sabe muito bem que tudo tem seu tempo certo.

Emanuel M disse...

Esse Jatene é um exemplo de péssimo político e “administrador” esse cara é contra o povo seus ingênuos. O governo dele foi só para ricos, então vejamos: Estação das Docas, só para ricos; mangal das garças, para inglês ver os ricos daqui preferem ir para Salinas onde investiu pesado para curtir suas longas folgas; Alça Viária, só serviu para piorar o meio ambiente que ele diz defender e levar a bandidagem para os municípios vizinhos; tramoeste só enrolação e mais desmatamentos ocasionados pela chegada da energia para beneficiar latifundiários que é o que ele sabe fazer bem, matança em El Dourado dos Carajás (desgoverno do Almir) e por aí vai, o funcionalismo si f... No governo dele, e tem mais muito mais... Égua como se não bastasse os doze anos de atraso promovido por ele e seu ex-chefe, e turma do PSDB, ainda querem mais, vão fazer penitência, se arrependam dos seus pecados capitais... Quanto a Ana Judas o que é dela está guardadinho por quem ela traiu... É outra do mesmo quilate desse Jatene, Mário Couto, Almir que foi morar em Sampa depois de ter destruído o Pará com seu desgoverno. Já basta de pragas sobre o Pará.

Eu jamais assistiria uma aula desse destruidor do futuro dos jovens do Pará. No governo dele a educação sofreu os piores momentos sendo apenas superado pela Ana Judas. De longe essa figura no governo, cruz credo... Milhões de vezes. Só sendo uma espécie de puxa saco-mor para defender uma candidatura dessas, desse tipo, que nos causa náuseas e vômitos.

Anônimo disse...

Interessante...ainda não se víu em nenhum lugar o currículo do Sr. Mário Couto.
Alguém sabe dizer?

David Carneiro disse...

Caro anônimo das 11, conforme a notícia enviada pelo outro anônimo (pq as pessoas não gostam de defender abertamente suas idéias?) a cobrança sobre o presidente Lula está dando resultado. Apóio o Terra Legal e a MP 458 com vetos às emendas demo-tucanas pró latifúndio.Nisso você tem razão. É melhor cobrar o Lula, pelo - dá algum resultado. Agora, mesmo que o Governo Federal agisse em sentido contrário, isso em nada isentaria o PSDB do modelo devastatório que vem defendendo. O projeto "Floresta Zero" é um fato, assim como a opsição tucana ao arco de fogo.

Anônimo disse...

Não entendi o motivo do Quinta ignorar uma entrevista tão importante como essa, aqui da Perereca.
Será que o Juca não gostou da contratação da Perereca para o Blog do deputado Vic Pires ?
Ou será o medo da nova concorrência ?
Esse Juquinha não se emenda, mesmo.
É assim desde chitinho, lá no Mosqueiro...

Anônimo disse...

Mas saiu no Espaço Aberto, do competente jornalista Paulo Bemerguy.

Anônimo disse...

Vale a pena ler uma entrevista como essa, com conteúdo, com temas que dizem respeito a vida das perssoas que moram na nossa região.É isso mesmo que esperamos nos próximos debates eleitorais, pra sair daquela mesmice, das incencionices, e das promessas que não podem ser cumpridas.
Parabenizo o ex governador Simão Jatene pela elegância, pela entrevista e que vá em frente na sua caminhada.

Anônimo disse...

Sei não...

Acho que Jatene já teve a chance dele, e deu no que deu.

Ele não fez quase nada. Mal conseguiu concluir algumas obras que o Almir Gabriel começou.

Se é pra errar, vamos errar.

Mas prefiro correr o risco de errar tentando não repetir erro velho.

Anônimo disse...

O dr. Simão Jatene é disparado o mais preparado para voltar a governar o estado do Pará. Com certeza ele valoriza o debate sobre temas importantes. Gostaria de vê-lo como candidato ao Governo do Estado em 2010.

Anônimo disse...

quem vai tocar mais uma vez o governo do estado é JADER BARBALHO, ja vi ele entrando junto com o JATENE umas 10 vezes no prédio onde mora o ex-senador Luiz otavio campos. È td armação, a lesa da ANA JULIA acreditou no Homem e deu no que deu.

FABIANO PINTO BARBOSA disse...

amigo anônimo das 4:31, realmente vc te razao a respeito de quem vai governar o estado caso o Jatene ganhe.O mais impressionante é a quantidade de puxa saco que fica a toa na mundurucus em frente ao PMDB esperando que algum milagre ocorra.Esse pessoal tem que aprender que td que se passa no PMDB é do Jader e que nao adianta ficar fazendo média para tentar ganhar dinheiro rápido e fácil. VCS TEM QUE TRABALHAR!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Agora tá explicado porque o Almir Gabriel apóia o Mário Couto pra governador. O Jatene pode ser mais preparado, mas o Almir tem 2 filhas nomeadas nos gabinetes dos senadores Flexa e Mário Couto, sabe lá se não tem mais gente, fantasma, laranja... Assim é fácil... É só conferir: http://www.senado.gov.br/sf/portaltransparencia/prd0352rCOMISSIONADOS.pdf

Anônimo disse...

Fala sério!!!!!!!!!!!!!! O PT/DS enfim teve um ganho com a saída do senhor, Elias Machado, na sua carta de despedida faz um conto de fadas e acaba por se descrever com suas próprias palavras, quando fala de traição, jogo de interesse pessoal, tem a cara de Pau, ao se desligar do partido e dizer que está magoado com pessoas que segundo ele são desalmadas, sem caráter, desonestas, traidoras e oportunistas e desconhecedoras das lutas do PT e que ficam tramando e articulando para desmoralizar-lo como se o próprio fosse um homem serio de uma ética inquestionável, chega a dar nojo uma pessoa mentirosa que sempre se utilizou de praticas da direita na sua atuação política.
Parabéns ao PT, que consegue afasta um senhor que nunca contribuiu para que o Governo continue avançado e que o PT continue brilhando com sua história e quem fizer parte da sua quadrilha por favor façam o mesmo, pois já vão tarde.